O presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (21), apoio federal às obras do Porto Piauí, em Luís Correia, e ao projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba apresentado pelo governador Rafael Fonteles. O anúncio aconteceu no encerramento da Caravana Federativa, no Centro de Convenções de Teresina (CCT).
Lula definiu os projetos como necessários, destacando o Piauí pelos potenciais em energias verdes e tecnologia da informação. “Quando se apresenta um projeto factível, com viabilidade, não há como a gente não batalhar para encontrar recursos para o projeto ser viabilizado. Iremos contribuir para ter o porto e fazer o Rio Parnaíba ser navegável para transportar as riquezas deste estado”, considera.
O governador Rafael Fonteles defendeu o projeto do intermodal e fez a entrega simbólica do documento à equipe do Governo Federal. “Vamos conectar o Sul com o Norte através do nosso Rio Parnaíba, nossa grande identidade cultural e natural. O Estado do Piauí vai entrar com R$1 bilhão, por isso queremos apoio de recursos federais. O mesmo presidente Lula que é o responsável por essa mudança de patamar social do nosso estado, também vai ser o responsável de tornar o Piauí protagonista na transformação digital e transição energética, tornando-se, em breve, o estado mais industrializado do Brasil”, aponta.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, elogiou a proposta piauiense. “O governador Rafael apresentou o projeto para o presidente Lula, que já encaminhou para a Casa Civil. Além do amor que Lula tem pelo Piauí e a confiança com o governador, o projeto foi muito elogiado. Parte dos recursos da privatização da Eletrobrás serão alternativa para o apoio logístico. Além disso, vamos trabalhar para concluir a aprovação do hidrogênio verde na Câmara”, revela.
Porto de Luís Correia
As obras do Porto Piauí, em Luís Correia, seguem avançando dentro do cronograma previsto. Até o final deste ano, a sede administrativa da Porto Piauí, o pátio de mercadorias e duas etapas do Terminal Pesqueiro de Luís Correia (TPLC) serão entregues. O TPLC irá permitir as atividades de processamento de pescados, gerando um significativo impacto social aos pescadores da região a partir do desenvolvimento da cadeia de pesca local.
Intermodal do Vale do Parnaíba
O chamado Intermodal do Vale do Parnaíba vai envolver a integração de hidrovia, rodovia e ferrovia em um grande projeto de logística do Estado, que deve ser executado por meio de uma parceria público-privada. O projeto engloba a hidrovia do Rio Parnaíba, por onde serão transportados produtos como os grãos produzidos no Cerrado piauiense até o Porto de Luís Correia. Além disso, o projeto inclui uma ferrovia no Norte do estado e integração com os modais rodoviários.