Primeiro  Levadão levou animação para o Centro de Teresina


Na manhã desta sexta-feira (27), quem passou pela Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, pôde acompanhar de perto o projeto Levadão, que até o Carnaval, estará levando para a região central da cidade, muita animação ao som do Grupo Piauí Samba. O evento faz parte da programação dos eventos que antecedem o Carnaval, o mesmo está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC).

Fotos: Ascom FMC

O presidente da FMC, Ênio Portela, conta que por determinação do prefeito Dr. Pessoa, a pasta da cultura está levando as atividades culturais para todos os cantos da cidade, e que o Centro, local onde une pessoas de todas as partes, não poderia ficar de fora da programação que antecede a Folia de Momo. O representante da FMC destacou ainda os recentes investimentos do poder público municipal na região, e que a pasta da cultura pretende reforçar a realização de atividades no Centro, a fim de possibilitar aos moradores, trabalhadores, e clientes, opções culturais, que irão se integrar com o comércio local, possibilitando a movimentação da economia.

“O Carnaval é uma festa de todos, por isso não poderíamos deixar o Centro de fora. Iniciamos hoje e seguiremos com o Levadão até o início da Folia de Momo, tudo para garantir que a cidade viva esse momento que encanta todo o mundo”, destaca Ênio Portela.

A Raimunda Araújo, do bairro Satélite, conta que ir ao Centro é uma missão muito estressante, tudo segundo ela, por conta do vai e vem das pessoas e veículos. Para ela, esse tipo de iniciativa movimenta o cenário cultural, mas também ajuda a aliviar a mente de quem tira um pouco do tempo para acompanhar a apresentação.

“Tanto eu, como minha irmã que é de Belém do Pará, saímos daqui encantadas, é a primeira vez que a gente vê algo de qualidade aqui na praça. A Prefeitura de Teresina está de parabéns por oferecer essas atrações gratuitas para nós que costumamos vir aqui no Centro”, disse ela, afirmando que agora a ida ao Centro, será bem menos estressante.

O músico Robert Gleydson, do Grupo Piauí Samba, disse ter ficado muito feliz com o convite, pois para ele, após dois anos sem atividades carnavalescas, a cidade precisa urgentemente respirar um pouco de cultura. Ele também destacou os investimentos da gestão municipal na área da cultura, que vem possibilitando um apoio direto aos artistas locais, que segundo ele, foram a classe mais prejudicada com as medidas restritivas provocadas por conta do momento pandêmico.

“A arte do Piauí tem que ser compartilhada, estamos vindo de uma pandemia. Esse vai ser o Carnaval do reencontro, o Carnaval do abraço, onde os artistas locais, com o apoio da Prefeitura de Teresina e da Fundação Monsenhor Chaves, estarão indo onde o povo está”, comenta Robert Glaydson.

O Levadão é um projeto de samba que será realizado todas as sextas-feiras no Centro de Teresina. Toda a programação pode ser consultada no site cultura.pmt.pi.gov.br, ou na página cultura_the no Instagram.



Source link

Deixe um comentário