Ao decorrer do ano de 2023, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as Escolas Municipais de Teresina desenvolveram com criatividade, aprendizagem e cultura as vivências apresentadas no Projeto Pedagógico “Mundo da criança: Viva a infância!”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). O projeto foi todo estruturado em quatro módulos com temáticas geradoras, sendo eles: “Meu mundo, minha história”, “Mundo de sensações”, “Mundo de descobertas” e “Meu mundo, minha cultura”.
O projeto propõe situações pedagógicas com vista a desenvolver, progressivamente, as aprendizagens das crianças contemplando as esferas afetiva, motora, cognitiva e social por meio de propostas lúdicas, quais sejam: contação e dramatização de histórias, musicalidade, oficinas, brincadeiras, experiências, dentre outras. A culminância de todos os trabalhos realizados nas unidades de ensino foi apresentada no Centro de Formação Professor Odilon Nunes (Cefor), onde ocorreu a Primeira Mostra Pedagógica, que teve a intencionalidade de tornar público e valorizar algumas ações que foram desenvolvidas nas salas de aula no decorrer do ano letivo de 2023.
A professora Jackeline França, coordenadora da Educação Infantil da Semec, reforça que o projeto foi um sucesso, o que garante a realização de uma nova edição em 2023. “O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, destaca as ações desenvolvidas pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Ações que possam mostrar o dom artístico que os estudantes têm, contribuindo para uma formação cidadã”, finalizou.
A execução do projeto no ano de 2023 beneficiou 26.006 crianças, sendo 25.941 nos CMEIS e 892 das escolas que ofertam o Ensino Fundamental. A coordenadora de Educação Infantil informa que o projeto será mantido com os mesmos módulos e as mesmas temáticas de 2023. A edição revisada foi em relação a algumas partes explicativas no texto em si e o acréscimo nas referências bibliográficas. O projeto estará nas Diretrizes Educacionais como link de acesso às equipes escolares a partir do dia 10/01, quando acontecerá a primeira reunião de acolhimento de 2024 com diretores e pedagogos.