Saúde de Padre Marcos promove ações de prevenção ao câncer de mama

Este mês, é dedicado a campanha “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e colo do útero e a importância do diagnóstico precoce. Em Padre Marcos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na tarde desta segunda-feira, 28, ações de mobilização e conscientização, em prevenção ás doenças.

Com o tema “Se conhecer e se cuidar: Prevenir é  se amar”, o evento tem por  objetivo  mobilizar a população para a prevenção do câncer de mama, por meio de disseminação de informações sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce.

As ações tiveram início com uma caminhada, na qual,  a concentração aconteceu no centro social. De lá, as mulheres vestidas de rosas e com balões percorreram as principais ruas da cidade, alertando sobre os cuidados com a doença que mais mata mulheres no país.

De volta ao centro social, foi ministrada uma palestra com enfermeira Itamara Dantas, que repassou ao público alvo diversas  informações sobre o câncer de mama, como  os  sintomas,  tratamento,  destacando a necessidade do diagnóstico precoce.

Ela ainda orientou como fazer o autoexame da mama, enfatizando  a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas que surgirem, quando  explicou,  também,  que  para mulheres de 50 a 69 anos, é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

A enfermeira Milena,  informou que o prefeito Valdinar Silva, fez um convênio com uma clínica em Picos e vai disponibilizar gratuitamente a mamografia para as mulheres  do município com faixa etária de 50 a 69 anos, e que as interessadas devem  procurar a Secretaria de Saúde.

Após a palestra, as mulheres do grupo de zumba fizeram uma apresentação musical relacionada  a temática. O evento encerrou com um lanche.

Fonte: Cidades na Net

%d blogueiros gostam disto: