Segunda fase da Campanha de Vacinação contra Gripe deve iniciar dia 20 em Jaicós

Esta quinta-feira (16), é a data de início da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a influenza em todo o país. Alguns municípios, porém, como é o caso de Jaicós, ainda aguardam a distribuição de vacinas.

Diante disso, a Secretaria de Saúde de Jaicós, através da coordenação da Atenção Básica e Coordenação da Imunização, informou que a data prevista para o início da vacinação é o dia 20 de abril, próxima segunda-feira.

 “A continuidade da campanha será a partir do dia 20, pois estamos aguardando disponibilidade da regional, que ainda não recebeu os imunes suficientes para fazer a distribuição para os municípios, mas temos a expectativa que dia 20 possamos dar continuidade” ressaltou a coordenadora Rakel Monteiro.

Esta fase da campanha contra a gripe tem como público-alvo caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários, pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

Rakel explicou que para a imunização dos profissionais das forças de segurança, estarão sendo enviados profissionais para realizarem a vacinação na sede da Companhia de Polícia Militar. Já as pessoas dos demais públicos, devem se dirigir a uma das unidades básicas de saúde da zona urbana, Amélia Crisanto (Policlínica), Alberto Bessa Luz ou Lourdinha Crisanto.

Os doentes crônicos devem se dirigir a unidade portando a carteira da unidade de saúde, a carteira de hipertenso ou de outra comorbidade e também alguma receita médica ou exame, que comprove o uso de alguma medicação especifica. Já os caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, devem levar a carteira de habilitação.

A coordenadora alertou a população para que apenas quem for do público alvo, se dirija as unidades. “Anteriormente o Ministério da Saúde havia divulgado uma nota de que haveria outros públicos alvo, esse é o mais atualizado e que está em vigor no momento. Então, é preciso a atenção da população para que ninguém faça o deslocamento desnecessário a unidade de saúde, pois somente esse publico informado será vacinado nesta fase” disse.

Ela também informou que a vacinação na zona rural será feita de acordo com o recurso humano e vacina disponível. “Na zona rural a vacinação será disponibilizada de acordo com o recurso humano disponível, vacina e a logística adotada pela equipe correspondente. E se tiver ainda algum acamado que não foi vacinado, podem entrar em contato com a secretaria, que estaremos disponibilizando transporte para fazer essa vacinação” falou.

Segundo Rakel, na primeira etapa de vacinação, foi alcançado um publico de mais de dois mil idosos e profissionais de saúde.

Vacinação de rotina

De acordo com Rakel, a vacina rotina ministrada para as crianças vai voltar a ser realizada a partir de hoje. “A vacina vai permanecer sendo realizada a partir deste dia 16. A vacinação estava suspensa e tem muita criança com dose atrasada em consequência do decreto nacional, mas agora está retornando o serviço”.

Ela informou também que na segunda-feira (20), também haverá vacina BCG e Hepatite B, especificas para recém nascidos.

cidades na net

%d blogueiros gostam disto: