Semarh realizou Operação Praia Segura no litoral do Piauí


Os auditores fiscais ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) encerraram, nesse domingo (30), a Operação Praia Segura, que tinha como objetivo realizar uma campanha educativa e preventiva, quanto à preservação dos ninhos de tartarugas marinhas. A ação abrangeu os municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia e alcançou sete praias.

O foco da ação foi proteger os ninhos de ovos de tartaruga marinha, por meio da conscientização e contenção de motoristas que estacionavam seus veículos próximos à faixa de praia ou que tentavam acessá-la. Durante a operação, foram abordados mais de 300 veículos, dentre pickups, automóveis, motocicletas, quadriciclos e UTVs. Lembrando que é proibido o acesso, tráfego e permanência de veículos nas praias, restingas e dunas do litoral piauiense.

“Nossa equipe priorizou a explicação e conscientização acerca das Unidades de Conservação do nosso estado e porque é proibido o tráfego de veículos nas faixas de praia”, conta. “Nos casos de reincidência ou desobediência, explicamos que seria aplicada multa, que poderia chegar até R$ 10 mil”, explica o auditor fiscal Ambiental da Semarh, Renato Nogueira.

A operação Praia Segura contou com o apoio do Instituto Tartarugas do Delta, Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio) e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.