Semcaspi destaca avanços e realizações nos quatro anos de gestão na área social de Teresina


A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), destaca durante os quatro anos de gestão, os avanços e conquistas alcançados em Teresina. A secretaria promoveu ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável. Entre as ações destacadas, a criação do Centro de Valorização da Pessoa em Situação de Rua (CVPSR) e a ampliação da oferta alimentar do Restaurante Popular se destacam como marcos da gestão.

De acordo com Socorro Bento, secretária da Semcaspi, durante esses quatro anos, a gestão mostrou um compromisso contínuo com a redução das desigualdades sociais e a promoção de uma cidade mais justa e igualitária.

“Nosso trabalho na Semcaspi é feito com muito empenho e respeito pela população de Teresina. Sabemos da importância de um atendimento humanizado e integrado para aqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade social. Ao longo desses quatro anos, conseguimos avançar e, com a colaboração de todos, temos feito uma diferença real na vida de muitos cidadãos”, afirmou a Secretária da Semcaspi.

Centro de Valorização da Pessoa em Situação de Rua

Uma das grandes realizações da gestão da Semcaspi foi a criação do Centro de Valorização da Pessoa em Situação de Rua, que integra serviços oferecidos pelo Centro Pop, a Casa do Caminho e o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), reunindo em um único local a oferta de cuidados essenciais para pessoas em situação de rua. O centro oferece um atendimento humanizado, com acompanhamento social, alimentação e apoio para o processo de inclusão social dessas pessoas. O objetivo é garantir não apenas a assistência emergencial, mas também criar possibilidades de garantir a inclusão social e promoção da dignidade para aqueles que mais necessitam.

Restaurante Popular: Acessibilidade e Ampliação

Outra grande conquista foi a reformulação do Restaurante Popular, que durante seu funcionamento passou a oferecer refeições a preços ainda mais acessíveis. Antes a refeição fornecida custando R$ 2,50, com a gestão a refeição passou a custar apenas R$ 2,00, tornando-se uma opção ainda mais viável para as famílias de baixa renda de Teresina. O restaurante que antes ofertava 200 refeições passou a oferecer 1.200 refeições diárias, o Restaurante Popular se consolidou como uma das principais fontes de alimentação para a população em situação de vulnerabilidade. O cardápio balanceado e a qualidade das refeições são destacados, garantindo uma alimentação saudável e nutritiva para quem mais precisa.

Reestruturação das unidades com aquisição de equipamentos de informática e mobiliário

Nos últimos quatro anos de gestão, a Semcaspi tem promovido avanços significativos na reestruturação das suas unidades, como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Teresina. Após anos sem a devida equiparação, as unidades passaram a contar com novos equipamentos de informática e mobiliários, essenciais para a melhoria do atendimento à população. Entre as aquisições estão computadores, armários, mesas e cadeiras, que proporcionam mais conforto e eficiência aos profissionais e usuários dos serviços. Além disso, as unidades receberam melhorias estruturais, como pintura nova, placas de identificação, instalação de cercas elétricas para maior segurança e aparelhos de ar-condicionado, garantindo ambientes mais adequados e acolhedores.

Aumento de vagas e implementação do Sistema de Regulação nas ILPIs

A Secretaria avançou significativamente na gestão das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com o aumento da capacidade de acolhimento, passando de 33 para 96 vagas. Além disso, foi implementado o Sistema de Regulação de Vagas, desenvolvido em parceria com a Empresa Teresinense de Processamento de Dados (Prodater). O objetivo do sistema é organizar e agilizar o acesso às vagas, promovendo mais transparência, eficiência e imparcialidade no processo de acolhimento de idosos. Ao centralizar as informações sobre os idosos já acolhidos e aqueles que necessitam de vagas, a ferramenta permite uma gestão mais eficaz e o planejamento adequado para ampliar a oferta de vagas conforme a demanda.

ttt7774