Semcaspi realiza programação em comemoração ao dia do (a) assistente social de Teresina

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) preparou um cronograma de ações para celebrar o dia 15 de maio, o dia do/a assistente social. A programação tem início neste sábado, (15/05), com a live “Orgulho de ser assistente social, sem medo de lutar e resistir”, que será transmitida pelo canal no YouTube TV Semcaspi.

O dia do (a) assistente social foi escolhido nesta data por causa do Decreto n° 994/62, editado em 15 de maio de 1962, que regulamentou e oficializou a profissão no Brasil, criando os conselhos federais e regionais, que regimentam as atividades da categoria.

Segundo Eliana Lago, secretária da Semcaspi, a programação foi pensada para que estes profissionais da assistência social sejam prestigiados da melhor forma.

“Para que tenhamos uma ótima assistência social, é preciso ter ótimos profissionais, que compreendam a política do SUAS e, ao mesmo tempo, tenham a sensibilidade e o empenho em necessários para atender as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Neste quesito, a Semcaspi é privilegiada e temos em nossa secretaria grandes profissionais, que lutam diariamente para aprimorar o seu trabalho e oferecer o melhor para o público assistido”, pontuou.

Para Villar Neto, coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), a homenagem para o dia do assistente social se faz importante por ajudar a fortalecer os profissionais, que atuam atendendo os mais vulneráveis.

“A Semcaspi realiza essa programação, com as homenagens, para os assistentes sociais na perspectiva de valorização profissional, destes que contribuem, diariamente, na transformação da sociedade. O assistente social atua no enfrentamento das violências, das vulnerabilidades sociais e também na construção junto com a política pública de uma assistência social para um município, promovendo a proteção social daqueles que mais precisam”, declarou.

Os dados do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) apontam que, atualmente, o Brasil possui mais de 120 mil profissionais registrados. Esses profissionais possuem um vasto campo de atuação, seja em Conselhos Tutelares, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e em demais centros onde se encontram pessoas em vulnerabilidade social.

Confira a programação

– 15 de maio de 2021, às 19h: Live “Orgulho de ser assistente social, sem medo de lutar e resistir” no canal do Youtube TV Semcaspi, com a palestrante Luciene Carvalho, assistente social da Aeronáutica, mediada pela secretária da Semcaspi, Eliana Lago;

– 17 de maio de 2021, às 9h, no Palácio da Música (com transmissão pelo canal TV Semcaspi): Solenidade de homenagem da Semcaspi para os/as assistentes sociais;

– 21 de maio de 2021, às 9h, na Câmara Municipal de Teresina (CMT), a entrega do selo “assistente social: resistências e presença”, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da CMT.

%d blogueiros gostam disto: