Situação de trabalhadores domésticos é discutida em seminário em Teresina


Técnicos da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) participaram do Seminário dos Trabalhadores Domésticos realizado, nessa quinta-feira (20), em Teresina. O Piauí é o 1° estado a sediar uma regional do Seminário no Nordeste e o segundo Estado a sediar o evento, o 1° ocorreu em Pelotas (RS).

A presidenta da Federação Nacional Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas(Fenatrad), Luiza Batista, enfatizou “a importância da intervenção do Estado para  que os direitos da categoria sejam respeitados”, frisou ela.

A coordenadora de Apoio a Pessoas Resgatadas da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Ana Cristina Martins Barbosa, avaliou que o seminário é momento de construção de ”uma importante agenda política para os trabalhadores domésticos, na qual diversas contribuições no arcabouço legislativo precisam se adequar a esta categoria, seja em jornadas parciais, como diarista, seja como efetivas e com funções definidas para a categoria avançar”, destacou Ana Cristina.

A solenidade de abertura do Seminário foi realizada no dia 19 de julho e o evento se estenderá até esta sexta-feira (21). A programação inclui palestra sobre a realidade da categoria após os 10 anos da PEC 072/2013, rodas de conversa, além de oficinas para avanços na luta da categoria.

“O desafio é alertar os trabalhadores domésticos a importância de buscarem seus direitos para a própria segurança previdenciária e lutar contra a discriminação, assédio, racismo e combate ao trabalho escravo”, explica a coordenadora Ana Cristina.