“Talento Eficiente” é marcado com apresentações culturais de pessoas com deficiência

A Secretária Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Programa Abrace Nós, promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), no pátio da secretaria a amostra cultural “Talento Eficiente”, com apresentações de pessoas com deficiência. A ação aconteceu em alusão ao mês de aniversário de 169 anos de Teresina.

O “Talento Eficiente” teve como tema “Um abraço à Teresina” e contou com o show de talentos de pessoas assistidas pelos serviços da Semcaspi. A amostra cultural foi realizada com música ao vivo, dança, peça teatral, exposição de arte, demonstração de capoeira e muito mais.

De acordo com o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, o “Talento Eficiente” é uma das ações que fomentam o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade.

“A gestão do Doutor Pessoa é voltada para fortalecer as políticas públicas. Com o Programa Abrace Nós, a Semcaspi tem fomentado oportunidades a população com deficiência. São encaminhamentos para vagas de trabalho e até capacitação. A ideia é alavancar, mais ainda, o número de atendimentos e de pessoas beneficiadas”, pontuou.

Segundo a coordenadora do Programa Abrace Nós, Janete Caminha, a intenção do evento foi demonstrar ao público em geral e a sociedade como as pessoas com deficiência são capazes de superar os estigmas impostos pela sociedade.

“Tivemos uma cadeirante dançando com a filha, um tetraplégico atuando e muitos outros demonstrando seus talentos. Tudo isso mostra o quanto estas pessoas são capazes de realizar algo. O Programa Abrace Nós tem qualificado as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e aberto portas para elas fazerem o que elas quiserem na sociedade”, ressaltou.

Para a cantora, Nathalia Santos, que esteve presente em uma das apresentações, o evento reforça a importância da integração das pessoas com deficiências na sociedade e no meio artístico. “Demonstra que as pessoas que possuem necessidades especiais podem sim, está na frente do palco, e que a gente pode sim fazer o que quiser!”, destacou.

Dom Costa, ator do grupo de Teatro “Anjos Sem Asa”, deixou uma mensagem de força e coragem. “A importância do evento é algo indiscutível! Poder levar uma mensagem de esperança e paz no meio de todo esse caos. Nosso intuito com a peça é poder falar e mudar a realidade de algumas pessoas, sem elas precisarem vivenciar isso. Nem sempre precisamos viver uma realidade para ser tocado e viver através dela”, comentou.

PROGRAMA ABRACE NÓS

O Programe Abrace Nós promove a reintegração e inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho, por meio de ações e estratégias que viabilizam a promoção do protagonismo, participação cidadã e a mobilização social que possibilite contextos inclusivos.

Para mais informações, acesse o site do programa por meio do link: https://abracenos.pmt.pi.gov.br/ ou pelo telefone: (86) 3131-4745.

%d blogueiros gostam disto: