Teresina sediará I Encontro sobre Revitalização da Bacia do Parnaíba

Teresina irá sediar o I Encontro de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Será nos dias 28 e 29 de novembro, no auditório Rui Lima, da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi). O encontro, que conta com o apoio do Governo do Estado, objetiva reunir as principais instituições relacionadas à gestão das águas no Brasil, especialmente os principais comitês de bacias hidrográficas do país.




Esse trabalho vai permitir aos gestores conhecer experiências dos Comitês de Bacias Federais e de Comitês Afluentes do Rio Parnaíba, objetivando compartilhar informações sobre ações de revitalização de bacias hidrográficas. Serão reunidas contribuições necessárias para a construção de uma agenda estratégica para a consolidação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

O evento será promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH) e pretende reunir 300 gestores públicos, Comitês de Bacias Hidrográficas, profissionais de órgãos públicos, profissionais de engenharia, biologia, comunidade acadêmica, representantes das indústrias e comércio, além das empresas privadas ligadas aos setores hídricos e ambientais localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Será abordado e debatido um conjunto de temas relacionados à revitalização, destacando: bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba; escassez hídrica, transposição e revitalização de bacias; integridade biótica e biomonitoramento; etapas da criação do CBH Parnaíba; e saneamento urbano e rural em bacia hidrográfica.




De acordo com o presidente interino do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, engenheiro agrônomo Avelar Damasceno, coordenador-geral do evento, serão 16 horas de debates. Damasceno ministrará a primeira palestra do evento, sobre o tema “Histórico do Processo de Criação do CBH Rio Parnaíba”.

O diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, José Luiz Scroccaro, irá falar sobre “Saneamento Integrado aos Recursos Hídricos”. Já o diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, Everton Luiz da Costa, discutirá acerca da “Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Paraná”.

“As Contribuições para o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (Programa Produtor de Água)” será o tema da palestra do representante da Agência Nacional de Água (ANA), Devanir Garcia. O tema “Reuso de Água Urbano e Rural” ficará a cargo do palestrante Luiz Carlos Belfort; e o tema “Desafios para a Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba” será amplamente debatido, tendo como palestrante a analista ambiental Larissa Rosa, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O evento conta ainda com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional; Governo dos Estados do Ceará e Maranhão; Agência Nacional de Águas (ANA); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf); e Federação das Indústrias do Estado do Piaui (Fiepi).




%d blogueiros gostam disto: