Trecho da Rui Barbosa usado para caminhadas deixará de ser interditado a partir de segunda (27) em Oeiras

Em nota publicada nesta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Oeiras informa a toda a população que, a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de maio, deixará de interditar o trecho da Avenida Rui Barbosa (Av. Antônio Reinaldo Soares) utilizado como pista de caminhadas de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h.

“Verificou-se a presença de fatores prejudiciais a outras esferas do interesse público, como a acessibilidade a 03 (três) bairros populosos da cidade, por meio da Avenida Rui Barbosa, assim como o acesso ao Anel Viário da cidade, além de prejuízos à segurança da população que trafega pelo local nos horários em que a via permanecia interditada, sendo verificada, inclusive, a ocorrência de acidentes de trânsito”, justiça a Prefeitura de Oeiras, na nota divulgada nas redes sociais.

Como alternativa de locais para a prática de atividade física, a Prefeitura recomenda à população o uso da Av. Santa Helena, situada no Bairro Barateiro, e a Praça das Vitórias, no Centro, que dispõem de amplo espaço destinado exclusivamente à circulação de pedestres.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por meio do Prefeito Municipal José Raimundo de Sá Lopes, vem informar à população que, a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de maio de 2024, será suprimida a interdição da Av. Rui Barbosa (Av. Antônio Reinaldo Soares), trecho iniciado na altura do Posto Leme I com fins no cruzamento com o Anel Viário), até então utilizado de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, como pista de caminhada.

A interdição do trecho da via acima descrito teve como objetivo o incentivo à prática de atividade física pela população, todavia, durante o período de vigência do ato, verificou-se a presença de fatores prejudiciais a outras esferas do interesse público, como a acessibilidade a 03 (três) bairros populosos da cidade, por meio da Avenida Rui Barbosa, assim como o acesso ao Anel Viário da cidade, além de prejuízos à segurança da população que trafega pelo local nos horários em que a via permanecia interditada, sendo verificada, inclusive, a ocorrência de acidentes de trânsito.

Isso, somado à crescente ocupação dos terrenos que beiram o citado trecho da avenida e, consequente aumento do tráfego da via, bem como o necessário respeito ao direito de ir e vir dos cidadãos tornam inconvenientes ao interesse público a manutenção da interdição daquele trecho para utilização como pista de caminhada.

Assim, como alternativa de locais para a prática de atividade física, sugere-se à população o uso da Av. Santa Helena, situada no bairro Barateiro, uma vez que se trata de via com condições adequadas para tanto, com 2km (dois quilômetros) de pavimentação asfáltica, verificando-se, ainda, a presença de passeio público (calçada); como também a Praça das Vitórias, que dispõe de amplíssimo espaço destinado exclusivamente à circulação de pedestres.

Prefeitura Municipal de Oeiras (PI), 23 de maio de 2024.