O dia 23 o jornalista do Portal Mpiaui.com, foi intimado a comparece a delegacia de policia de Água Branca para prestar esclarecimentos sobre matéria publicada dia 18 de maio intitulada “Contas da ex-gestão do executivo de São Pedro são aprovadas com Síntese de impropriedades/falhas apuradas, após o contraditório”.
No dia 24 quem foi intimado a comparece a delegacia de Água Branca foi o Blogueiro do Portal Meio Norte de São Pedro. O mesmo foi convocado a prestar esclarecimentos sobre a reprodução da matéria intitulada “Contas da ex-gestão do executivo de São Pedro são aprovadas com Síntese de impropriedades/falhas apuradas, após o contraditório” e sobre a publicação da matéria intitulada “Secretária de Infraestrutura é exonerada”.
Ambos os comunicadores que fazem parte de dois veículos de comunicação conceituados da região ainda não receberam notificação para comparecerem a uma audiência de conciliação. Mas já foram à delegacia prestar esclarecimentos sobre as publicações.
Todo este processo trata-se de dois tipos de ações movidas pelo ex-presidente da câmara de São Pedro, vereador e advogado, Napoleão Cortez.
Napoleão alega danos morais pelo comentário que o blogueiro da Meio Norte de São Pedro fez em seu blog e o jornalista do Portal Mpiaui fez em sua editoria “Contas da ex-gestão do executivo de São Pedro são aprovadas com Síntese de impropriedades/falhas apuradas, após o contraditório”. Ao tempo em que o blogueiro da Meio Norte já colocou o direito de resposta enviado ao mesmo, porém o jornalista do Porta Mpiaui ainda não o fez devido não ter recebido ainda o direito de resposta sobra matéria publicada em sua editoria, o mesmo deixa facultado o direito a parte que se sentiu lesada.
No entanto só o direito de resposta não foi suficiente, como se tornou motivo do edil acionar o blogueiro e o jornalista judicialmente, onde ira pedir indenização.
O jornalista do Portal mpiaui afirma “O vereador me ligou muito exaltado. Eu disse ao mesmo que tinha direito de resposta e que poderia enviar no momento que o mesmo achasse oportuno seu direito de resposta, pois nada fiz de errado, e assim dei motivo para ele me processar. Eu acho que nunca dei motivo para ele me processar, muito menos nesse caso. A matéria que publiquei não foi com o intuito de prejudicar ninguém, mas de presta o serviços de informação ao público leitor de minha editoria. Quando o vereador dirigiu-se a minha pessoa de maneira exaltada, eu o tratei com delicadeza que agora vejo que esse vereador não merece”.
E como já se foi relatado neste texto, o dano moral alegado foi pelo blogueiro e jornalista terem publicado “Contas da ex-gestão do executivo de São Pedro são aprovadas com Síntese de impropriedades/falhas apuradas, após o contraditório”, na mensagem original, referindo-se ao vereador Napoleão.
“É a opinião de um cidadão, e os políticos precisam ouvir e refletir, não processar para intimidar as pessoas”. “Afinal, o patrão do vereador é o povo, e não o senhor vereador”, alfineta o jornalista que conversou com vereador por telefone”, referindo-se ao jornalista com palavras que nem vale apenas serem mencionadas nesta matéria.
O Blog da Meio Norte de São Pedro e o Portal Mpiaui continuarão cumprindo sua missão e não se intimidará com os desmandos dos poderosos.
Deixe seus comentários, sua mensagem de apoio aos comunicadores, já que Napoleão Cortez tem apoio demais.