Deputada Federal Iracema Portella é recebida em Água Branca e visita CAPS e Comunidade Terapêutica.

A deputada federal Iracema Portella visitou ontem o Centro de Atenção Psicossocial do município de Água Branca e também o Centro de Referência em Assistência Social e a comunidade terapêutica Casa de Vida Verdadeira, que funciona no município.

Acompanhada pelo prefeito Zito, a primeira dama Margareth Pimentel e a Secretária Municipal de Saúde Zaira Paiva, além de lideranças políticas como os prefeitos Pedro do Nino de São Gonçalo, Dr. Antonino de Hugo Napoleão; vice-prefeito Cipriano, vereadores Tonheiro, Messias, Chico da Moto, Francisco Barbosa, Cleide Alencar, secretários e assessores, a deputada foi conhecer o trabalho contra as drogas que é desenvolvido pela instituição.

 

O padre Rivaldo Muniz, responsável pela comunidade terapêutica, destacou que uma das preocupações é fazer a reinserção social aos poucos, para que os dependentes químicos possam ir se acostumando devagar à vida sem drogas, pois assim é mais fácil se manter longe do vício. “Acreditamos que devolver essas pessoas à sociedade aos poucos, sem ser de forma abrupta, diminui as chances de recaídas”, disse o padre.

A deputada Iracema Portela, ficou impressionada e feliz com  o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido e dispensado  pelo prefeito Zito, também quando o tema é dependência química. Acrescentando a parlamentar, que ” se todos os outros gestores do Estado tivessem essa preocupação do prefeito de Água Branca,  não só na prevenção ao uso de drógas, mas na busca de mecanismos e de parcerias com a sociedade civil organizada para extirpar esse mau que destrói famílias inteiras”, a situação seria outra.

A deputada falou mais uma vez da sua preocupação com a interiorização do consumo de drogas, visto que a grande maioria dos municípios brasileiros já registra altos índices de víciados em entorpecentes. “Antigamente só se ouvia falar de drogas nas grandes cidades, mas agora vejo, com tristeza, que o crack e o oxi estão chegando de forma rápida mesmo nos pequenos municípios, trazendo dor e sofrimento às famílias. É por isso que defendo o combate às drogas de forma integrada, unindo familia, governos e instituições, só assim poderemos chegar a todos os que precisam”, lembrou Iracema.

O prefeito Zito falou sobre a importância de investimentos quando se trata de ações de combate a drogas e álcool, disse que sempre buscará parcerias e apoio para fortalecer cada vez mais o município com programas que busquem preger de forma eficaz  os nossos jovens. Destacou a importância de se investir na escola de tempo integral, pois segundo ele é uma das formas mais eficientes de envolver os jovens em atividades saudáveis.

Prefeito Municipal João Luis Lopes de Sousa (ZITO)

A gerente de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde, Leda Trindade, que também participou das visitas, disse que o trabalho desenvolvido em Água Branca na área de saúde mental poderia servir de exemplo para o Estado. “É um município que tem profissionais sérios e empenhados em fazer o melhor, a Prefeitura também se esforça para dar uma boa estrutura, por isso é que as coisas funcionam bem”, comentou.

 

Leda Trindade – Gerente Estadual de Saúde Mental

Prefeitura organizou uma palestra para falar sobre o Movimento Água Branca no Enfrentamento às Drogas, palestrada pelo Psicólogo Edimilson Ribeiro, com a participação de educadores, profissionais de saúde mental e autoridades do município. Em seu discurso, o prefeito Zito falou sobre as dificuldades de combater o uso de drogas, especialmente por causa de limitações financeiras. “Estamos fazendo o que podemos aqui em Água Branca, e é bom saber que podemos contar com a parceria da deputada Iracema Portela, que desde o início do seu mandato tem trabalhado contra as drogas”, frisou o prefeito.

Psicólogo Edimilson Ribeiro – CAPS

A deputada também destacou a importância de envolver os educadores no trabalho de prevenção ao uso de entorpecentes por adolescentes e crianças. “Educação de qualidade e incentivo ao esporte são fundamentais para proteger nossos jovens da verdadeira epidemia de uso de drogas que assola nosso país”, finalizou.

%d blogueiros gostam disto: