II Encontro de Participação Política para usuários e familiares de saúde Mental do Piauí

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (dia 18 de maio), será realizado em Água Branca – Piauí, o II Encontro de Formação Política para os Usuários e Familiares de saúde mental do Piauí.

 

O referido encontro acontecerá no período de 25 a 27 de maio de 2012 e capacitará 100 pessoas de várias cidades do Estado.

Para garantir a maior participação dos usuários e familiares o Encontro acontecerá em um espaço onde contemple toda infra-estrutura de hospedagem e realização de palestras e oficinas, de forma que favoreça a troca de experiências e a formação de vínculos afetivos.

Com o tema “Nós podemos muito, nós podemos mais” queremos formar sujeitos ativos e protagonistas da história, incentivar a participação de usuários e familiares na luta antimanicomial que deve continuar a cada dia e reafirmar o grito dado no I Encontro de Formação Política para usuários e familiares de saúde mental cujo tema foi “Nada de nós, sem nós”.

A música que inspirou o tema do Encontro nos convida a “fazer o que será” e é com esse intuito que pretendemos consolidar a rede substitutiva de atenção a saúde mental e formar militantes defensores de uma vida sem manicômios.

Nos últimos 07 anos o Estado do Piauí avançou em passos largos no processo da Reforma Psiquiátrica, implantando CAPS E SRT’s, supervisionando e fiscalizando os serviços e oferecendo capacitações na área de saúde mental para os profissionais da saúde.

Apesar de todos os avanços, ficou uma lacuna; a capacitação de usuários e familiares de saúde mental para fortalecer o controle social.

O CAPS de Água Branca e a NAVI (Associação de usuários e familiares de pessoas com transtorno mental de Água Branca) com este projeto pretende dar continuidade a um processo de fortalecimento da formação política dos usuários e familiares iniciado em 2009 no I Encontro realizado na capital do Estado pela Associação Âncora que teve a participação de usuários das cidades de Fortaleza, Teresina, Picos, Parnaíba, União e Água Branca e desencadeou significativos avanços e o pleno exercício de cidadania.

OBS: Por favor ressaltar que a Prefeitura Municipal de ÁGUA BRANCA, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I são os resposáveis pelo Evento.

Dúvidas entrar em Contato: Thaís Guimarães : Coordenadora e Assistente Social do CAPS I Água Branca

Cel: 86 9966 1011    e-mail: thaiscaps@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: