O Médio Parnaíba e o Piauí Perdem um grande Lider: XAVIER NETO.

Por: Carlos Oliveira

Ex-deputado estadual e Conselheiro do TCE Xavier Neto(Imagem:Reprodução)

No início da década de 80, quando ainda era adolescente em Água Branca, já ouvia meus pais falarem da grande liderança política que nascia em nossa região: tratava-se de Guilherme  Xavier de Oliveira Neto, ou simplesmente,  Xavier Neto. Com o apoio decisivo do irmão recém-formado em medicina, Dr. Edvar Cavalcante, fizeram uma verdadeira dobradinha, pois Dr. Edvar consultava os pacientes, fosse aqui ou Regeneração e, dependendo do caso, os mandava para Teresina, para procedimentos mais complexos. Era aí que entrava a figura do irmão Xavier Neto que, como pretenso candidato a dep. estadual pelo antigo PDS, junto com seus correligionários de sua confiança, faziam uma verdadeira peregrinação pelos centros de saúde da capital, Teresina, buscando resolver aquele problema e, é claro, ter o apoio do assistido e de sua família. Foi assim, com muito trabalho e dedicação, que o ainda jovem para aquela época, Xavier Neto, com seus pouco mais de trinta anos, conseguia galgar uma das cadeiras mais cobiçadas do estado do Piauí, a de parlamentar. Nascia um dos grandes políticos de nossa região.

Foram aí sete mandatos, incluso uma suplência; um quase decano da Assembléia Legislativa do Piauí. Mandatos  conquistados às custas de muito trabalho.

Aqui mesmo em Água Branca, se fosse relacionar as inúmeras pessoas que foram assistidas por ele e sua família, gastaria muito papel, especialmente  no quesito previdência social: quantos não receberam tal benefíco pelas mãos de Edvar e Xavier?

Em 82, já circulavam em Água Branca, cartazes com a foto do então candidato a dep estadual Xavier Neto. Em todas às eleições que disputou, sempre teve boa votação em nossa cidade.

No final da década de oitenta, quando Xavier era secretário estadual de segurança pública no governo Alberto Silva, tive a felicidade de entrevistá-lo na Rádio Primeiro de julho de Água Branca e fiz a seguinte pergunta a ele: secretário, é verdade que filhos de oficias da polícia, estão por trás das greves e promovendo desordem em Teresina? Ele de pronto respondeu: Ora, se eu prendo até os oficiais, se merecerem, imaginem seus filhos.

Em Teresina, Xavier Neto estava sempre à frente dos seus comandados, fazendo rondas ostensivas na cidade como secretário estadual de segurança pública do Piauí.

Em Água Branca, no Médio Parnaíba e no restante do estado, Xavier deixa sua marca, não só como deputado  Estadual, mas, também de Conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Homem sério, de posições firmes, com defeitos, mas com muitas virtudes, especialmente de ter sido sempre leal e grato aos seus amigos. Quem era amigo de Xavier, podia contar com ele em todos os momentos, fossem bons ou ruins.

%d blogueiros gostam disto: