Vacinação contra a gripe se encerra dia 01 de junho

O prazo de prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe em idosos e demais grupos considerados de risco se encerra nesta sexta-feira, dia 01 de junho, conforme determinação da Secretaria Municipal de Saúde de Monsenhor Gil.

De acordo com informações daquele órgão de saúde, mesmo antes da campanha ter sido prorrogada, o município de Monsenhor Gil já havia atingido a meta de 80% de cobertura vacinal, o que representa o índice estabelecido pelo Ministério da Saúde.

 

Dengue: o melhor remédio é a prevenção

 

Apesar das intensas campanhas de combate a dengue realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e comunidade em geral, as pessoas ainda não estão imune de serem picados pelo mosquito aedes aegypti. Segundo informações daquele órgão, neste ano já surgiu um caso confirmado no município de Monsenhor Gil. Por esse motivo, o secretário de saúde, Adalberto Ferreira, lembra a população que a melhor forma de se evitar a dengue é se manter sempre em alerta e procurar combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Lembre-se: a dengue se combate todos os dias.

 

Reformas e ampliações dos postos de saúde no município estão em ritmo acelerado

 

Ao longo de sete anos a frente da prefeitura de Monsenhor Gil, o prefeito José Noronha já construiu mais dez de postos de saúde em todo o município. Segundo o secretário de saúde, Adalberto Ferreira, quando ele assumiu aquele órgão ainda no inicio do primeiro mandato do atual prefeito, o município só contava com sete postos de atendimento. “Na maioria dos povoados, os profissionais das equipes do PSF atendiam os pacientes debaixo de árvores ou em domicílios particulares”, lembrou o secretário dizendo que hoje é outra realidade. Atualmente os profissionais de saúde e os pacientes contam com espaços adequados e confortáveis para realização dos procedimentos de saúde em todas as localidades de Monsenhor Gil. Os postos de atendimento dos povoados Baixão dos Ribeiros, Varjota, Sitio do Projeto e Bolívia, por exemplo, acabam de passar por uma ampla reforma, e brevemente, segundo o secretário Adalberto Ferreira, será iniciada a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), no Bairro Vila Nova. Obra orçada em 200 mil, oriundos do Ministério de Saúde.

 

Programa saúde na escola já é uma realidade em Monsenhor Gil

 

No inicio deste ano a Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil foi contemplada com o Programa Saúde na Escola (PSE). O programa é uma ação conjunta entre os Ministérios da Saúde e Educação que visa cumprir metas de ações sobre avaliação psicossocial, promoção e prevenção à saúde dos alunos do ensino básico das redes de ensino público municipal e estadual. As equipes de profissionais da área de saúde do PSF de Monsenhor Gil em parceria com a secretaria municipal de educação, já estão atuando desde o inicio do ano letivo.

%d blogueiros gostam disto: