Hospital de Picos monitora jovem com suspeita de coronavírus no Piauí

Um jovem de 19 anos com suspeita de infecção por coronavirus está sendo monitorado pela equipe do Hospital Justino Luz, em Picos, a 314 km de Teresina. Segundo uma nota divulgada pelo Hospital, o rapaz passou por exames e foi mandado para casa, na cidade de Francisco Santos, sem gravidade.

Segundo a nota do Hospital Justino Luz, o rapaz esteve viajando com a família por quatro países da Europa, e apresentou febre, dores de cabeça e tosse quando retornou para casa. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu em seis casos registrados no Piauí.

O rapaz foi então levado pela família para o hospital de Picos, a 51 km de Francisco Santos, e fez exames de triagem. Uma amostra foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Teresina, para passar por mais testes.

Segundo a direção do hospital, o rapaz foi acompanhado pela coordenação de enfermagem e por um médico infectologista, além da própria direção, desde que chegou ao hospital. Depois dos exames, ele foi enviado de volta para casa sem nenhuma gravidade.

O caso é considerado suspeito, de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, por que o paciente estava na área de transmissão nos últimos 14 dias e apresentou febre e um sintoma respiratório.

Até o momento, nenhum caso de coronavirus foi confirmado no Piauí. Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí, há seis casos suspeitos de coronavírus no estado: quatro em Teresina, um em São Miguel do Tapuio e em Picos. Dois casos que haviam sido considerados suspeitos já foram descartados.

Leia abaixo a nota do Hospital Justino Luz na íntegra:

NOTA OFICIAL

HOSPITAL REGIONAL JUSTINO LUZ

O HOSPITAL REGIONAL JUSTINO LUZ vem por meio desta INFORMAR que um jovem de 19 anos esteve em viagem com a família nos últimos dias por quatro países da Europa, e ao retornar para a cidade onde reside, Francisco Santos – PI, apresentou sintomas como febre, cefaleia e tosse, logo procurou a unidade hospitalar para atendimento médico.

A FAMÍLIA SEGUINDO A RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PROCUROU O HOSPITAL DE REFERÊNCIA, NESSE CASO O REGIONAL JUSTINO LUZ EM PICOS.

DESDE SUA ENTRADA NO HOSPITAL O PACIENTE FOI ACOMPANHADO PELA DIREÇÃO ADMINISTRATIVA, COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM E PELO MÉDICO INFECTOLOGISTA. Foram feitos os exames de triagem e a amostra colhida foi encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN. O PACIENTE ENCONTRA-SE EM CASA SEM NENHUMA GRAVIDADE.

De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas que viajaram pela área de transmissão local nos últimos 14 dias e apresentam febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório precisa procurar uma unidade hospitalar, pois estes são considerados casos suspeitos.

ATÉ O MOMENTO NÃO EXISTE CASO CONFIRMADO DE CORONAVÍRUS EM PICOS E MACRORREGIÃO.

Atenciosamente,

Direção Geral, Administrativa e Técnica do Hospital Regional Justino Luz

Picos, 08 de março de 2020

.

Fonte: Rede Clube

%d blogueiros gostam disto: