Quarta-feira, 12 de agosto de 2026
Portal MPiauí
Teresina

Prefeito Dr. Pessoa participa de apresentação do grupo de elite da Guarda Municipal

0 visualizações
Prefeito Dr. Pessoa participa de apresentação do grupo de elite da Guarda Municipal

Apresentação do primeiro grupo de elite da Guarda Municipal. Foto: Gabriel Nascimento

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã desta quarta-feira (23), no Palácio da Cidade, da solenidade de apresentação do primeiro grupamento operacional municipal – ROMU, o grupo de elite da Guarda Municipal.

O grupamento especializado foi treinado para atuar em situações de maior risco ou complexidade. O treinamento para integrar o Romu foi aberto para toda corporação e teve 35 inscritos. Destes, 18 homens e uma mulher concluíram o estágio. A capacitação durou 12 dias onde ocorreram treinos intensos em alojamentos diferenciados, como a sede do Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE). O contato com a família era restrito, bem como a alimentação e as horas de sono. Os desafios foram físicos e emocionais.

O prefeito Dr. Pessoa falou da importância desse grupamento para Teresina e da necessidade da qualificação de profissionais da segurança.

“A Guarda Municipal de Teresina cada vez mais busca se capacitar e a Prefeitura de Teresina está dando essa oportunidade de qualificação desses profissionais para termos uma segurança preparada para cuidar de nosso bem maior que são os teresinenses”, disse o chefe do executivo municipal.

Segundo o Comandante da Guarda Civil Municipal, Waltenir Santos, o Romu é um grupo voltado para todas as ações táticas que requeiram um grupamento mais especializado.

“O grupamento está tanto preparado para acompanhar o prefeito em qualquer situação, como também o SAMU em qualquer bairro que ele for atender que seja considerado área de risco, além de auxiliar em qualquer atividade que tiver manifestações e invasões. O Romu está preparado para qualquer tipo de intervenção caso ela seja provocada”, explicou Waltenir.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Teresina retoma Orçamento Popular com R$ 30 milhões para obras
Teresina

Prefeitura de Teresina retoma Orçamento Popular com R$ 30 milhões para obras

10 horas atrás | 11/08/2026

O programa tem como objetivo ampliar a participação dos moradores na definição de obras e serviços considerados prioritários para as comunidades

Nova ponte entre Teresina e Timon terá quatro faixas e espaço para ciclistas
Teresina

Nova ponte entre Teresina e Timon terá quatro faixas e espaço para ciclistas

10 horas atrás | 11/08/2026

A nova estrutura deverá ligar a Avenida Benedito Ferreira Campos, em Timon, à Avenida Gil Martins em Teresina