Pesquisa da SEMDEC encerra após 180 horas de estágio acadêmico


Entrega do relatório final de estágio ao secretário Iran Felinto. Foto (Ascom/Semdec)

Alunas do Curso de Bacharelado em Turismo, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), concluíram estágio obrigatório na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), com projeto voltado para a rede hoteleira. Maria Brandão e Kályka Mendes, do 7º período do curso, entregaram o Relatório Final ao secretário Iran Felinto, na manhã desta terça-feira (31), após 180 horas de estágio.

“Para a SEMDEC, este é um momento muito gratificante, porque demonstra o quanto esses levantamentos são necessários, para que se tenha um perfil mais realista dos nossos estabelecimentos hoteleiros”, disse o secretário Iran Felinto.

A pesquisa foi realizada entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Dentre os 42 meios de hospedagem cadastrados na SEMDEC, foram levantadas informações de 20 estabelecimentos, os quais contam com 48.050 unidades habitacionais disponíveis no mês (apartamentos e suítes) e 90.923 leitos. A taxa de ocupação gira em torno de 57,3%.

“A pesquisa indicou que apenas 1,5% do pessoal lotado nos hotéis são Turismólogos, um indicador que aponta para a necessidade de maior aproveitamento desses profissionais”, alertou Enéas Barros, Coordenador de Turismo da SEMDEC. “Os 20 hotéis pesquisados possuem uma mão-de-obra equivalente a 520 profissionais, dos quais 8 são Bacharéis em Turismo”, completou.

A pesquisa revelou que os estados que mais enviam hóspedes para Teresina são o Maranhão, com 23,4%, o Ceará e São Paulo, empatados com 21,7%, e o Pará, com 6,7%. As formas de pagamento mais utilizadas são dinheiro, PIX, cartões e depósitos bancários. E as formas de reserva são feitas pelo telefone, WhatsApp e E-mail, sendo que 80% operam com agências de viagens.



Source link

Deixe um comentário