Setembro ferroviário: Piauí terá trecho de R$ 5,7 bi com ligação até Suape

O ministro da InfraestruturaTarcísio Freitas, lançou oficialmente nesta quinta-feira (02), o Setembro Ferroviário, em que a concessão para 10 pedidos de novas ferrovias pelo país serão autorizadas. Informações obtidas dão conta que o Piauí será beneficiado com um trecho que liga o Porto de Suape, em Pernambuco, com o município de Curral Novo (PI), somando mais de 700 km de extensão, e um investimento na ordem de R$ 5,7 bilhões

A ação está prevista na Medida Provisória 1.065/2021, de modo que o programa Pro Trilhos vai impulsionar o surgimento de novas ferrovias, de forma mais célere e simplificada, a partir do instrumento da autorização. 

Juntas, as solicitações dizem respeito a 3,3 mil quilômetros de novos trilhos R$ 53,5 bilhões de investimentos. Com a formalização, os requerimentos começam a ser avaliados pelo MInfra, responsável por emitir as autorizações, caso os empreendimentos cumpram todos os requisitos exigidos pelo Governo Federal. Modelo semelhante ao que já existe de forma bem-sucedida na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.

Mapa mostra onde serão as novas ferrovias (Foto: Divulgação)Mapa mostra onde serão as novas ferrovias (Foto: Divulgação)

Confira onde ficam os novos trechos:

Água Boa/MT – Lucas do Rio Verde/MT: 557 km de extensão, investimento de R$ 6,4 bilhões

Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão, investimento de R$ 2,7 bilhões

Estreito/MA – Balsas/MA: 245 km de extensão, investimento de R$ 2,8 bilhões

Shortline entre Perequê/SP – TIPLAN/Porto de Santos/SP: 8 km de extensão, investimento de R$ 100 milhões

Maracaju/MS – Dourados/MS: 76 km de extensão, investimento de R$ 2,85 bilhões

Guarapuava/PR – Paranaguá/PR: 405 km de extensão, investimento de R$ 15,2 bilhões

Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR: 166 km de extensão, investimento de R$ 6,25 bilhões

Açailândia/MA – Alcântara/MA: 520 km de extensão, investimento de R$ 6,5 bilhões

São Mateus/ES – Ipatinga/MG: 420 km de extensão, investimento de R$ 5 bilhões

Suape/PE – Curral Novo/PI: 717 km de extensão, investimento de R$ 5,7 bilhões

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