Professora Aguabranquense é aprovada em Doutorado

A cidade de Água Branca está em festa. Uma filha da terra e professora da rede estadual e municipal de ensino nascida no povoado Santo Antonio, Antonia de Sousa Leal, acaba de ser aprovada para o Doutorado da Renorbio, a rede Nordeste de Biotecnologia que estabelece linha de fomento a projetos de P&D&I em Biotecnologia em diferentes áreas de interesse e importância para a Região Nordeste, fazendo parte desta as principais Universidades Federais da região como: UFAL, UFBA, UECE, UFES, UFMA, UFPB, UFRPE, UFPI, UFRN, UFS.

Em tempos de alterações climáticas visíveis causadas principalmente pela degradação desenfreada do meio ambiente pelo homem, a criação de alternativas voltadas para um desenvolvimento sustentável, que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras, com grande preocupação e amor ao meio ambiente, a professora Antonia Leal tem como trabalho de Doutorado a pretensão de obter um material polimérico, a partir da mistura de polímeros de origem renovável, com possível aplicação no encapsulamento de fármacos e/ou produção de embalagens descartáveis que sejam menos impactante ao meio ambiente.

Hoje em dia sabemos que as embalagens descartáveis existentes no mercado duram em média em torno de 100 anos para serem degradadas pelo meio ambiente, a iniciativa da professora Antonia é louvável nos aspectos ambientais, financeiros e de saúde. A síntese deste polímero de origem renovável não é só importante na criação de embalagens biodegradáveis como também na criação de cápsulas medicamentosas que degradando-se mais rapidamente serão assim também absorvidas mais rapidamente, ocasionando uma ação mais rápida.

A professora Antonia Leal, é fruto da educação pública. Estudou do ensino infantil à 4ª série na Escola Municipal Lourenço Lima; da 5ª série ao 3º ano Pedagógico na Unidade Escolar Monsenhor Boson; graduada em Química pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e mestre em Química pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). E em 2013, sob orientação do Prof Dr. José de Arimateia Dantas Lopes e co-orientação do Prof. Dr. Davi da Silva, estará desenvolvendo seu trabalho de Doutorado na área da Química Orgânica.

Parabéns Profa Ms. Antonia Leal!

Por Geisymeire Pereira do Nascimento

Por Geisymeire Pereira do Nascimento