Coral “Loucos em Cantos” do CAPs participa de solenidade

O Estado do Piauí realiza pela primeira vez uma capacitação para pessoas que trabalham no atendimento a usuários de álcool e drogas. O curso, oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde, teve início ontem (03/08), em Teresina. A solenidade de abertura contou com a apresentação do coral “Loucos em Cantos”, do município de Água Branca. Os integrantes do grupo são usuários do CAPs do município.

 

Além de diretores da Sesapi, presentes na mesa de abertura estavam o comandante geral da Polícia Militar, coronel Rubens Pereira, o delegado Samuel Silveira, da Delegacia de Entorpecentes, Zita Vilar, da Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, além da presidente da frente parlamentar da Câmara de Enfrentamento as Drogas, deputada estadual Rejane Dias.

Representantes da Fundação Municipal de Saúde, Centro de Apoio Psicossocial e o diretor da Unidade Integrada do Mocambinho, José Maria prestigiaram o evento.

A gerente estadual de Atenção à Saúde Mental, Leda Trindade, comentou a importância da integração entre os órgãos e secretarias para o combate e tratamento às drogas. “Só vamos conseguir uma vitória contra esse problema que destrói nossa sociedade se nos unirmos em prol do mesmo objetivo. Independente do indivíduo que seja, pois não devemos esperar que o problema chegue até nossa casa”, afirma.

No auditório estavam representantes de pelo menos 30 municípios no Piauí, entre eles Campo Maior, Picos, Parnaíba, Piripiri e Simplício Mendes. “Essa capacitação, voltada principalmente para os CAPs dos municípios, serve para alertá-los que eles não estão sozinhos. A Sesapi oferece todo o apoio e suporte para troca de experiências, pois quanto mais capacitados estivermos, melhores resultados teremos”, declara a diretora estadual da Unidade de Vigilância em Saúde, Telma Evangelista.

Durante a manhã foi apresentado o panorama atual da saúde mental e reforma psiquiatra e atenção em saúde mental, com as novas perspectivas para atuação interdisciplinar, ministrado pelo psicólogo Lucas Guimarães.

“Em nome de todos que fazem a segurança do Piauí, agradecemos a Secretaria de Estado da Saúde, em nome da secretária Lilian Martins, pela realização desse evento de grande utilidade para os profissionais do nosso Estado”, declarou o coronel Rubens.

O evento segue até quinta-feira (4), a partir de 8h, e encerra na sexta-feira (5) com uma aula prática na Unidade Integrada do Mocambinho, referência em atendimento psiquiátrico para álcool e drogas, no qual dispõe dez leitos para internação.

Fonte: Com informações do Proparnaiba

%d blogueiros gostam disto: