Água Branca, saiba o porque é chamada assim

Em 1877, os irmãos José Miguel, Antônio Miguel, Joaquim Floriano e João Ferreira de Sousa, fugindo da seca que assolava o Estado do Ceará, chegaram na região de Água Branca e se agregaram às terras do Major Antônio Pereira Lopes, no lugar Lagoa da Vida, onde trabalharam até 1886.

José Miguel veio a adquirir uma gleba das terras de Pereira Lopes, a que deu o nome de Lagoa do Gato, pela existência de várias espécies do felino no local.

Ao iniciarem os trabalhos de exploração da terra, encontraram água bastante leitosa, que deu origem ao nome Água Branca. Com terras propícias para a lavoura, Água Branca transformou-se em próspero povoado do Município de Regeneração, passando posteriormente, a integrar a jurisdição de São Pedro do Piauí.

Os primeiros comerciantes a se estabelecerem em Água Branca foram: Joaquim Gomes Calado e Manoel Evangelista de Sousa, que iniciaram movimento visando sua emancipação política. Em 1954, Água Branca foi elevada à categoria de Município, instalado em julho do mesmo ano.

Água Branca localiza-se na Região do Médio Parnaíba Piauiense, a 96 Km de Teresina, capital do Estado. Tem aproximadamente 19 mil habitantes e devido a forte economia do seu comércio é conhecida como “Capital Econõmica do Médio Parnaíba”. Quem nasce em Água Branca é chamado de aguabranquense.

Formação Administrativa:

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Água Branca, pela leiestadual nº 979, de 30-04-1954, desmembrado de São Pedro do Piauí. Sede no atual distrito de Água Branca ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-07-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

(*) Reinaldo Barros Torres especial para o mpiaui.com 

%d blogueiros gostam disto: