Arcebispo Dom Jacinto preside missa de abertura da I Visita Pastoral Missionária em Amarante

I Visita Pastoral Missionária da Paróquia de Amarante teve início nesta sexta-feira, 30, com a chegada do arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, com previsão de encerramento no próximo dia 2 de novembro, segunda-feira.

O arcebispo foi recepcionado por volta das 17h20 na rodoviária de Amarante pelo padre Tertuliano Alves, por representantes das pastorais e por missionários de outras paróquias, a exemplo de Regeneração, Angical do Piauí, São Francisco do Maranhão, São Gonçalo, São Pedro e Água Branca.

Comunidades inteiras das zonas rural e urbana do município deram as boas-vindas a Dom Jacinto por meio de cantos, faixas, cartazes e orações.

Prevista para acontecer em carreata, a chegada à Igreja Matriz foi realizada em caminhada em razão da quantidade expressiva de romeiros e missionários presentes para o percurso. A Polícia Militar, sob o comando do cabo Nepomuceno, compareceu ao evento para controlar o trânsito em toda a extensão da caminhada.

Emocionado, Dom Jacinto não se esqueceu de agradecer à comunidade. “Vi todas as faixas e banners. Vós sois a luz do mundo, que brilha nas trevas. Essa é, sem dúvida, a grande meta para nós (sermos luz). Obrigado a todos pela acolhida cordial e pela presença fraterna”, disse ele nas primeiras palavras durante a missa campal de abertura da visita.

Dom Jacinto visita enfermos

Os dias de missão já tiveram início antes mesmo da caminhada chegar à Igreja. Dom Jacinto começou a visitar residências com fiéis enfermos ao longo da caminhada. Outros fiéis, impossibilitados de caminhar, foram levados por entes queridos para acompanharem a passagem do arcebispo e dele receberam um cordial abraço.

Ao todo, vão acontecer quatro dias de missão com visita aos católicos das zonas rural e urbana do município. Além da visita às famílias e enfermos, Dom Jacinto tem como missão prestar assistência administrativa à paróquia de São Gonçalo de Amarante.

Dentre os presentes na visita e na celebração estavam os padres Ranyere, Darley, Carvalho, Antonio Marcos e Jardel.

Após a realização da missa campal, presidida pelo arcebispo, toda a comunidade participou do show do padre Jardel, acompanhado da banda Fides, de Teresina, com a sonorização da banda Nelinho Lemos – o furakão do forró.

Edição, postagem e fotos: Denison Duarte

Visita missionária DSCF1037Visita missionária DSCF1038Visita missionária DSCF1039Visita missionária DSCF1040Visita missionária DSCF1041Visita missionária DSCF1042Visita missionária DSCF1043Visita missionária DSCF1044Visita missionária DSCF1045Visita missionária DSCF1046Visita missionária DSCF1047Visita missionária DSCF1048Visita missionária DSCF1049Visita missionária DSCF1050Visita missionária DSCF1051Visita missionária DSCF1052Visita missionária DSCF1053Visita missionária DSCF1054Visita missionária DSCF1055Visita missionária DSCF1056Visita missionária DSCF1057Visita missionária DSCF1058Visita missionária DSCF1059Visita missionária DSCF1061Visita missionária DSCF1062Visita missionária DSCF1063Visita missionária DSCF1065Visita missionária DSCF1068