Prefeito Valkir Nunes durante aniversário de 53 anos de Francisco Ayres fala de sua gestão

Prefeito Valkir Nunes de Oliveira (PTD), falou sobre sua gestão e citou algumas obras já realizadas na cidade durante seu primeiro mandato de 2012 a 2016 e as perspectivas para o segundo mandato a qual foi reeleito, de 2017 a 2020.

Veja Abaixo entrevista

MPiauí: Prefeito Valkir cita para nos as principais obras já realizas em Francisco Ayres em seu primeiro mandato ?                                                                                    

Prefeito Valkir Nunes: Caro jornalista, quando assumi, a gestão deste município, assumi um desafio, financeiro, uma vez que o país já iniciava sua turbulenta crise econômica, que assola os municípios brasileiros. E em Francisco Ayres – PI não seria diferente, mas com dedicação e uma equipe qualificada, priorizamos em primeiro lugar, a recuperação de toda malha viária municipal, com destaque para as estradas das comunidades, Campo de Bola, Boi Laranja, Canoas e Casa Nova. Beneficiando, mais de 800 famílias da zona rural de Francisco Ayres.

Também, realizamos em parceria com o Governo do Estado do Piauí, a pavimentação em asfalto das principais ruas da cidade, além de pavimentação em paralelepípedo do bairro Jurema, construção de uma ponte, sobre o riacho de coco, no povoado Boa Vista, construção de Calçamento no Povoado Campo de Bola, recuperação das praças da cidade, implantação de rede de abastecimento de Água Potável em 09 comunidades.  

Lembrando, que depois de construída toda malha viária municipal, demos inicio, o projeto de avanço da educação de Francisco Ayres, implantando em toda zona rural, linhas de ônibus escolares, obtendo mais três ônibus para educação municipal, sendo que um dos três foi adquirido com recursos próprios. Hoje, toda aluno da cidade é assistido pela Secretaria Municipal da Educação. Não é a toa que temos um dos melhores Índices de Educação Básica do Piauí. Também investimos em educação superior, disponibilizando aos acadêmicos que fazem o ensino superior em outras cidades como Floriano e Amarante, passagem para seu deslocamento, além de criarmos uma casa de apoio aos estudantes na cidade de Floriano Piauí, onde eles podem ficar até a conclusão do seu curso.

Na educação também reformamos a Unidade Escolar Claro Lima e a Escola Municipal Domingos Alves, no povoado Campo de Bola. Para os funcionários da educação básica, em especial professores investimos na qualificação dos profissionais, seguido como base o que manda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pagando o piso nacional e com salários em dias.

Para o lazer educacional e praticas de atividades físicas, iniciamos a construção de uma quadra de esportes na comunidade Campo de Bola e a reforma da quadra da Escola Municipal Claro Lima na sede do Município.

Na área de Saúde, adquirimos uma ambulância nova, um carro tipo Fiesta novo para o PSF, com recursos próprios do município, uma motocicleta, para os agentes de epidemiologia, além de investirmos na contração de médicos e enfermeiros. Na farmácia básica da Secretaria da Saúde e do Hospital foram realizados investimentos da ordem de 22mil reais mensais com medicamento, mantendo o estoque de remédios sempre em alta.

Para os pacientes eletivos, disponibilizamos transportes para Floriano e Teresina, além de mantermos uma casa de apoio em saúde na capital.

Estamos realizados algumas obras para saúde, com destaque para construção de uma UBS na sede do Município. Ampliação da sede da Secretaria de Saúde de Francisco Ayres. Reforma dos postos de saúde, das comunidades Campo de Bola e Buriti Grande.

MPiauí: como você vê hoje a gestão de Francisco Ayres – PI ?

Prefeito Valkin: a pesar dos pesares, de ter assumido uma gestão de um município que vem sofrendo com a crise, que passa todo o país, estamos fazendo o deve de casa, dentro de nossas possibilidades, honrando com salários dos servidores, sejam eles efetivos ou comissionados, os fornecedores em dias, os encargos sociais pagos, energia e água em dia. Então caro Jornalista, fazendo uma breve autocrítica de minha gestão à frente de Francisco Ayres, veja que podemos até ter pecado em alguns itens, porém, realizamos grandes feitos, já mais vistos nesta cidade, por isso, posso afirma, com convicção, que hoje, faço uma boa gestão e que falta mais para nosso povo, mas estarei correndo atrás do melhor, pois tenho mais 4 anos pela frente para honra o nome meu povo, com ações que gerem a Francisco Ayres grande investimentos e consequentemente melhora da qualidade de vida local.

MPiauí: Francisco Ayres está completando 53 anos de emancipação política qual a mensagem a ser deixa ao povo ?

Prefeito Valkir Nunes: gostaria de parabenizar todos de Francisco Ayres por está data especial. Hoje, dia 02, a cidade está comemorando, 53 anos de emancipação política Administrativa, uma data que é de todos e dever ser sempre lembra. Parabéns Francisco Ayres.