Manhã de ação social marca atividades de enfrentamento e combate à violência contra a mulher em comunidade rural de Lagoa do Piauí

A manhã desta quarta-feira (22/11) foi bastante movimentada na localidade buriti grande, em Lagoa do Piauí. O motivo; a comunidade recebeu a visita do ônibus Lilás, um projeto do Governo federal em parceria com os estados e municípios, que visa auxiliar no combate e no enfrentamento a violência contra a mulher.

As atividades tiveram início as 9h e foram até o meio dia no prédio da UBS Santo Antônio, na localidade. Durante a programação houveram dinâmicas, palestras, atendimento jurídico-social, avaliação antropométrica e aconselhamento para a pratica de exercícios físicos, além de acompanhamento médico e psicológico. Simultaneamente, a secretaria de Assistência Social do município realizou também a atualização de cadastro único e ofereceu informações a respeito de BPC (Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social) e Passe livre.

A palestra principal foi ministrada por Ana Cleide Nascimento – Coordenadora da Casa Abrigo “Mulher Viva” de Teresina – que ressaltou a importância das políticas públicas para as mulheres, além dos desafios que ainda precisam ser superados para que haja um trabalho mais eficaz no enfrentamento a violência contra a mulher. “Nem só de tapa e palavrão se faz uma agressão. Por isso, todos nós devemos estar atentos aos vários outros tipos de violência a que as mulheres estão expostas no dia a dia. É preciso vigilância, e sobretudo apoio das instituições e famílias para se combater esses males”, afirmou.                                                          

Durante as atividades estiveram presentes o Vice-prefeito Wilton Matos, vereadores, secretários municipais e representantes da Associação de Trabalhadores Rurais de Lagoa do Piauí, além de diversos funcionários públicos da cidade. Em sua fala na abertura do evento, a primeira dama e secretaria de Saúde do Município, Jeanne Nefertit, externou a sua alegria em ver a comunidade reunida participando de uma ação de relevo para o desenvolvimento da cidade. Para ela “ações como essa só vem somar com os esforços já realizados pela gestão para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos logopienses”.

“A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do estado, a prefeitura municipal e o sindicato dos trabalhadores rurais do município”, afirmou Wilton matos, vice-prefeito de Lagoa. A presença das secretarias municipais no evento foi presença marcante. Boa parte dos serviços oferecidos no evento foram realizados por profissionais disponibilizados pelas secretarias de Saúde, Assistência Social e de Agricultura, além do apoio logístico da secretaria de administração geral e do departamento de transportes.

 

O ÔNIBUS LILÁS

Projeto do governo federal concretizado em 2013, o ônibus lilás é fruto de reinvindicações do movimento denominado Marcha das Margaridas, que visa a promoção e a defesa do direito das mulheres do campo, da floresta e das águas.

Atuando de forma itinerante, as atividades do pacto nacional pelo enfrentamento a violência contra a mulher realizadas através do Ônibus lilás, levam informação e assessoramento jurídico-social as comunidades, principalmente as situadas na zona rural dos municípios do país.

As unidades moveis são ônibus especialmente desenvolvidos e adaptados para o transito na área rural, principalmente para a circulação em áreas de difícil acesso. Adaptados para o atendimento a mulheres do campo e da floresta em situação de risco, as unidades moveis fazem parte do pacto nacional pelo enfrentamento à violência contra as mulheres – lançado m agosto de 2007 a nível federal – e constituem uma das ações do programa “Mulher, Viver sem Violência” do governo Brasileiro em parceria com Estado do Piauí.