Semana movimentada em Água Branca

Água Branca – 08 de setembro de 2012. Hoje, vamos falar da reunião do PTN e do comício do PSB realizados em Água Branca. A reunião do PTN foi realizada na comunidade Santo Antônio que dista 5 km do centro da Capita Econômica do Médio Parnaíba. Já a carreata e comício do PSB foi realizado no centro da cidade, mais precisamente na Praça Zeca Sales.

Para começar vamos abordar aqui um tema que vem repercutindo muito na cidade nos últimos dias, tendo como alvo a seguinte pergunta: Quem será o futuro prefeito de Água Branca? É uma pergunta um tanto quanto provida de reposta, pois se levarmos em consideração a força, o contexto e a localização onde for realizada esta pergunta, obtêm-se várias respostas. Tipo, será o candidato Jonas ou será o candidato Neivão? Mas, o que importa mesmo é que no contexto eleitoral que Água Branca está passando o povo está descobrindo que é soberano, pois o que vemos prevalecer é um equilíbrio eleitoral. Onde candidatos correm em busca de votos, mesmo  que para isso, tenha que utilizar de todos os recursos necessários, já descobertos pelo homem para alcançar o objetivo de ser eleito.

Parece até mentira, mas hoje a cidade de Água Branca está de parabéns. Vejam que coisa! Em 16 anos a cidade vive adomercidade em um contexto político oligárquico. Entenda: o atual prefeito da cidade foi quem ajudou a eleger a ex-prefeita Luzia Bezerra Sales há 8 anos, que administrou o município por dois mandatos e colocou um sucessor chamado Calado Neto, que também já havia passado pelo executivo da cidade, fato que não o ajudou muito naquele contexto político, pois o mesmo não foi eleito concorrendo as eleições com Zito que também já tinha passado pelo executivo local. Pois bem, Zito já estar com 8 anos no poder, fez uma administração que deixou muito a desejar no primeiro mandato, não mais que sua obrigação, já no segundo (reeleição, o atual) governa com recursos federais, esquecendo-se de dizer para o povo o que faz com o FPM, ICMS, IPTU e outros. Mas sem sombra de dúvidas faz uma administração boa no pleito atual, nada mais que sua obrigação. Agora tenta fazer seu sucessor nesse redemoinho “antigo” de “amigo colocando amigo ou parente no poder”.

Hoje, vemos que o contexto político é diferente. Temos uma cidade mais desenvolvida, um povo mais qualificado, pois muitos já estão com seu diploma de 3º grau, o que mostra o quanto evoluímos ao passar dos anos, e este povo guerreiro e trabalhador esta de parabéns, por ter concorrendo esta eleições dois candidatos que buscam realmente um compromisso com o povo. Mas com o povo mesmo das classes sociais mais baixas, pois os candidatos de hoje, também já forma pessoas humildes e já sentiram na pele o que é ser pobre, o que é não ter condições financeira.

Diferente de Zito, de Calado Neto que são de famílias nobres, filhos de grandes latifundiários da região, que dominaram a região por muitas décadas.

Este candidatos que estão hoje, disputando as eleições de Água Branca, estão em um contexto bem diferente daquela época. Hoje, vai eleito o que tiver mais capacidade de convencimento do povo, o que tiver mais compromisso com os carentes, o que carregar em seu semblante a força de lutar por um povo trabalhador.

Mas para isso, é preciso que o candidato eleito, se desvincule do contexto passado e viva o contexto presente. No contexto passados temos uma prefeitura encharcada de compromissos, chancelada pela empregabilidade de funcionários que ali estão só para sugar e não acrescentam nada aquela instituição.  É preciso que o candidato eleito acabe com esta situação, caso contrario não terá como administrar um município que já vem afundado em dividades de gestões e gestões passadas.

O Candidato eleito tem que ser um visionário, tem que deixar de lado os interesses individuais, para os interesses coletivos, tem que ser mais coerente com suas decisões, tem que pensa para o povo e com o povo. 

Estamos escrevendo este artigo para quem não que ver Água Branca crescer. Para quem acha que política é passada de pai para filho como uma monarquia. Para quem acha que os humilhados não serão exaltados. Para quem deixa seu ego soar mais alto e não enxerga que não passa de um simples humano e que quando morrer irá vira pó como qualquer outro. Para quem diz estar fazendo o bem para os desfavorecidos, mas que quando estes desfavorecidos dão as costas falam com deboche tripudiando da situação, como se todos fossem submissos as migalhas deixada por eles.

Para aqueles que não entende nem mesmo quando é hora de ficarem calados. Para aqueles hipócritas que se escondem atrás do sistema educacional utilizando a profissão docente para manipular seus interesses próprios e passam a perseguir todos a tudo buscando consumir seus interesses pessoais. Para os que não sabem nem quando é a hora certa de agir e ajudar os mais necessitados. Para aqueles que estão no poder e do poder maquiando realidades e conquistando ambições materiais. Para aqueles que pegam o dinheiro público e utilizam em jogos de azar. Para os que do dinheiro público se apoderem como se fossem donos. Para os que dizem amém para o erro mesmo sabendo da verdade. Para os que se conformam com as situações vividas e para todos que não enxergam o tempo de mudar.

Esperamos que o povo faça as escolha certa. Mesmo por que qualquer que seja o prefeito eleito, contamos hoje com boas opções, e se eleitas forem deverão fazer o que aqui já foi citado, ou do contrario irão permanecer manipuladas e subjugadas como inúteis, mesmo com o poder concedido pelo povo a ele.