Unidade Básica de Saúde de Lagoinha é inaugurada

Unidade Básica Avançada de Saúde é equipada com salas de parto e quartos para internação.

Já em Lagoinha do Piauí, a 90 quilômetros da capital, será descerrada a placa de inauguração de escola modelo. Esta obra, por sua vez, foi executada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Em seguida será entregue mais uma Unidade Básica de Saúde Avançada (UBA), deresponsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).

O governador Wilson Martins inaugurou nesta sexta-feira (9), na cidade de Lagoinha do Piauí as instalações da Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS), denominada Mãe Déia, uma das primeiras parteiras da região, atualmente com 95 anos. Trata-se de mais uma obra de importância social, que atenderá a população da cidade.

A unidade é equipada com sala de parto, recepção e quartos para internação. Na obra foram investidos R$ 447.499,00.

O governador do Estado Wilson Martins falou que o Piauí tem avançado na saúde, não só na abrindo novos postos do SAMU mas reforçando os hospitais regionais no atendimento aos pacientes com traumas ortopédico. “Temos avançado muito em todos os setores. Há hoje uma regulação, o que dá maior segurança à saúde. É uma revolução que vem ocorrendo em todo o Estado. Temos UTIs que foram abertas e estão funcionando nas cidades de Floriano e Piripiri”, afirma o governador.

Wilson Martins comemora o bom resultado alcançado durante a semana do carnaval em relação ao número de pacientes encaminhados a Teresina. “Em Parnaíba foram atendidos no período do carnaval 900 pacientes, destes quatro foram encaminhados a Teresina, e em Floriano 800 e apenas três vieram para capital. Isso foi observado em todas as regionais e resolvemos isso implementado nesses hospitais cirurgias ortopédicas e em três meses conseguimos realizar 700 cirurgias de tratamento ortopédico”, diz Wilson.

Apesar do custo elevado para a ação, o governador acrescenta ainda que isso tem um ganho fundamental não só para o paciente como para as famílias, pois antes se era necessário o deslocamento para a capital e com o tratamento no próprio município reduz em custos e tempo e torna a saúde muito mais eficiente.

 

Descerramento da placa inaugural 

Governador e deputado federal gostaram tanta da UBS que tiram até brincadeira para mostra a qualidades dos equipamentos