Mercado de Drogas e prostituição movimenta 7 milhões no Médio Parnaíba

Água Branca – 07 de maio de 2012. A Capital Econômica do Médio Parnaíba é referência por seu enorme comercio. Mas recentemente passou a ser líder na venda de drogas. Se tornando uma importante ponte de distribuição a toda região.

Atualmente o Médio Parnaíba, está com seus holofotes voltados para as politicas locais que se avizinham. Neste contexto, acontecimentos de maior relevância perdem sua expressividade e caem no esquecimento.

Recentemente foi noticiado em alguns meios de comunicação local, sobre o crescente número da prostituição e dos dependentes químicos na região do Médio Parnaíba, em especial Água Branca.Fato que não foi levado muito a serio pelo poder público ou pela sociedade, pois se tornou uma rotina no cotidiano da região.

Para ter uma ideia da banalização deste assunto, trazemos neste artigo dados de uma pesquisa realizada pelo PORTAL MPIAUI.

O portal realizou uma pesquisa local sobre como está à prostituição e o mercado de drogas. O ponto de pesquisa foi à cidade de Água Branca, por ser referência em seu comercio, o que de certa forma também atrai a violência, pois a cidade vive sob um intenso crescimento econômico e populacional.

A pesquisa foi realiza em algumas áreas periféricas da cidade, foram colhidos vários dados. Estes dados foram processados e transformados em conhecimento. De pronto do conhecimento obtido é possível afirmar que na cidade de Água Branca existem 18 instituições de educação para 45 bocas de fumos ou prostibulos.

Isso é uma estatista que aterroriza só de ler, imaginem, se verificando e visualizando de perto esta situação.

Hoje, este é um comercio que movimenta mensalmente cerca de R$ 7.000.000,00 (Sete Milhões de Reais) uma cifra considerável e que é gerada de maneira ilícita. Outro fato intrigante é que este dinheiro é também utilizado para abastecer os caixas para as campanhas de algumas lideranças politicas regionais.

De uma coisa sabemos do jeito que está não pode ficar, é preciso que a sociedade civil organizada se mobilize para impor medidas enérgicas de alta relevância para resolver este problema.

Famílias e famílias estão sendo consumidas por esta infecção que de tão grave, já chegou às zonas rurais de Água Branca e de alguns municípios do Médio Parnaíba.

Agora Perguntamos! Como nós que somos simples emissores de informações temos este conhecimento e as organizações responsáveis por reprimir esta situação não as possuem?

Este não é um problema só do poder público, é também da sociedade. É um câncer maligno que entra em estado de erupção destruído tudo o que ver pela frente. E a partir do momento que ignoramos isto, estamos nos tornado coniventes desta situação.

PORTAL MPIAUI esta fazendo sua parte. Resta à opinião pública se pronunciar sobre o assunto. Para isso, é necessário que esta sociedade acorde do coma induzido em que se encontra, para que assim, tome ás rédeas da situação.

Enquanto isso não acontece, traficantes e mais traficantes desfilam em cidades do Médio Parnaíba exibindo suas conquistas as custa do sofrimento de muitos. Eles desfilam mostrando seu poder, portando de boa pinta e andando de carro importando. Eles agem como se Água Branca e o Médio Parnaíba fosse reduto desta laia ou terra sem lei, pois a cada dia que passa chega mais um.

Em pleno século XXI, e pensava-se que este tipo de coisa só se via em grandes metrópoles. Estamos perdidos. Aguem vamos pedir socorro?  Se em Água Branca que só tem 17 mil habitantes é assim, imaginem nas grandes metrópoles.

“Deus intercedei por estas almas perdidas”. Como se não bastasse às drogas temos também a prostituição envolvendo adolescentes de 10 a 18 anos. Há também que se lembra dos focos isolados de pagamentos de pedágio em alguns bairros de Água Branca, ou seja, um direito garantido pela constituição de 1988, o direito de ir e vir está sendo subjugado por alguns traficantes nas madrugas de Água Branca.  Vamos Água Branca acorde! Pois dias melhores ti esperam.

Não devemos esquecer de que este artigo não está criticando a prefeitura local. Pois, sabemos dos inúmeros esforços desta instituição para resolver um problema que atinge não só o Médio Parnaíba ou Água Branca, mas a todo Brasil. Quando falamos aqui que o poder público não se em porta com a situação, não estamos nos referendo ao poder executivo. Pois sabemos que em uma democracia existem os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Em Água Branca o que se ver é inúmeros esforços por parte do poder executivo para resolver esta situação. Mas isso não é o suficiente se as outras instituições governamentais que representam o poder do estado não agiram em comum ação.