O empresário relata através de seu comentário como ver a questão da importância do voto consciente.
O voto é forma legal de escolher quem irá nos representar politicamente, mas a discussão sobre a obrigatoriedade ou não do voto é um assunto que sempre vem à tona em ano de eleições. No Brasil, o voto é facultativo a partir dos 16 anos e obrigatório a partir dos 18 anos.
A atual discussão sobre o voto por vezes perpassa os avanços adquiridos ao longo dos séculos. Já tivemos muitas conquistas com relação ao voto. O atual sufrágio universal, por exemplo, não faz distinções de gênero, crença, etnia ou classe social, mas nem sempre foi assim. Até o século XIX o voto era exclusivo para homens adultos. A partir do século XX, na maioria dos países democráticos, o voto foi estendido às mulheres.
O mais importante, no entanto, é entender que a democracia só se consolida quando há uma participação efetiva das pessoas na vida pública, não só através do voto, mas também do controle social. Os cidadãos precisam e devem exigir o cumprimento da lei por parte do governo. A Constituição de 1988 corresponde a um marco na redemocratização e no resgate da cidadania, mas é preciso que cada cidadão faça valer seus direitos, cobrando transparência e promessas feitas em época de eleição. Afinal, ser cidadão é é ir contra a corrupção, é fiscalizar as atitudes dos governantes, é cumprir os deveres e exigir os direitos que estão na Constituição, é ter acesso a informação, a liberdade e a igualdade.
A participação deve ser uma oportunidade acessível a todas as pessoas, sem privilégios para determinado segmento da população. Seja sob a simples forma de ação pessoal ou pela organização de instituições, a participação é a forma para alcançar a plena democracia. Por intermédio dela, o cidadão passa a atuar na tomada de decisões políticas, cobrando ações do Estado, contestando políticas públicas deficientes e expressando sua escolha nas eleições através do voto.
É com estes fatos já narrados neste texto, que o empresário aproveita para falar sobre sua opinião.
Esteve no comício do candidato Jonas Moura da coligação “ O progresso Continua”, na oportunidade pode ouvir o candidato falando de suas propostas, elencando cada uma, para todos os presentes no comício, mas o que chamou sua atenção foi a maneira, como o candidato mostrou sua preocupação apresentando propostas que visam a continuação do trabalho feito pela atual gestão.
O empresário diz estar feliz com a politica de Água Branca. “Estamos no rumo certo, temos um candidato da base governista muito bom. Espero ver a consciência por parte do povo de Água Branca e que nossa sociedade escolha o melhor para guiar o destino de nossa cidade por mais quatro anos, gerando ainda mais desenvolvimento ao nosso município” afirma Manoel do Chico Camilo.