O novo coronavirus tem desafiado a ciência e as autoridades do mundo inteiro. Portanto, os grupos de risco definidos pela OMS apontam, que dentre eles, o grupo dos idosos estão com maior risco de morte. Com uma curva de contaminação aparentemente em crescimento, o município de Água Branca registra nesta terça-feira (02), a sétima morte em consequência de complicações causadas pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Água Branca, onde já registra belo boletim diário da secretaria, mais de cem contaminados por COVID-19.
Trata-se do Senhor Benedito Pereira Batista, 93 anos de idade. Ele se encontrava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Teresina, e faleceu na manhã desta terça-feira.
A secretaria de Saúde do município divulgou recentemente, um painel epidemiológico, onde consta que até o dia 30 de maio, 67% dos óbitos na cidade, em consequências da Covid-19, foram de pessoas do sexo feminino e 33% do sexo masculino, com idade média de 81 anos e comorbidades como hipertensão arterial sistêmica e diabetes melitus.
Cada idoso protegido individualmente contra o contágio, contribui para reduzir o acontecimento mais grave desta epidemia, que são as mortes.
Ações como evitar receber visitas, evitar contato com crianças neste período, evitar que o idoso (a) saia às compras, manter bons diálogos, realizar atividades físicas em casa, reforçam ainda mais a proteção ao grupo.
Até a última atualização nessa segunda-feira, a cidade confirmou 107 casos de Covid-19, com 17 recuperados.