Um clarão no céu por volta das 18h, desta segunda-feira(23), chamou atenção de populares em várias cidades do Piauí e do Nordeste. Moradores de Teresina, Floriano, São Raimundo Nonato, entre outros municípios, filmaram o fenômeno e ficaram intrigados com o objeto não identificado.
Mas, o professor de Física do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e estudioso de Astronomia, Ayrton Vasconcelos, que também presenciou o fenômeno, tratou de deixar claro que não era uma nave extraterrestre.
“É uma nave terrestre mesmo. O clarão foi visto entres os planetas de Júpter e Saturno, que parecem estrelas, mas são os planetas e trata-se de um foguete chinês, que foi lançado ontem, indo para a Lua, para buscar materiais para pesquisas aqui na Terra. Na subida, essas máquinas ejetam gases e soltam algumas partes para poderem subir, pode ter sido isso que presenciamos”, explicou o professor.
Ele disse que o Brasil é rota desses foguetes por causa da proximidade com a Linha do Equador e pelo movimento de rotação da Terra. “Por isso a Base de Alcântara é tão privilegiada, por dar uma economia. Mesmo sendo lançado da China, eles buscam a Linha do Equador para conseguir essa economia de combustível, e por estarmos próxima a ela conseguimos observar do Piauí, Ceará, Bahia, Maranhão e os estados do Norte”, destacou Ayrton Vasconcelos.
O professor, que começou a admirar o espaço aos 7 anos de idade, quando o primeiro homem chegou à Lua, conclui: “ainda não foi dessa vez que vimos extraterrestres”.
Veja o momento exato que o foguete foi lançado
No twitter, o fenômeno foi comentado por vários internautas e o perfil Astronomiaum retuitou as postagens.