O projeto de Reforma Administrativa apresentado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foi aprovada por 25 votos em segunda votação pela Câmara Municipal de Teresina. Desta forma, fica criada a Secretaria Municipal de Produção Agropecuária. Segundo o vereador Renato Berger, líder do Prefeito na Câmara, a nova secretaria é um projeto do prefeito da capital, que já tem conversado com alguns nomes para assumir a pasta.
Para votação do projeto, a Prefeitura enviou técnicos para conversar com os vereadores e tirar as possíveis dúvidas. A proposta recebeu emendas dos vereadores Paulo Lopes (PSDB), Pollyana Rocha (PV) e Teresinha Medeiros (PSL).
O vereador Paulo Lopes solicitou a inclusão do Serviço de Inspeção Municipal e a manutenção das hortas comunitárias, campos agrícolas e o Programa de Patrulha Mecanizada entre as atribuições da nova Secretaria Municipal de Produção Agropecuária e afirmou ser necessário explicitar as atribuições da nova secretaria fazendo uma diferenciação do que a Superintendência de Desenvolvimento Rural permanecerá fazendo.
“Pretendemos contribuir com a melhoria da proposta da reforma, principalmente porque hoje existe a SDR e ela permanecerá integrando a estrutura da administração. A nova secretaria tem uma abrangência maior e é importante garantir a eficiência das duas pastas para o desenvolvimento do trabalho na zona rural”, explica.
Segundo o vereador, as hortas comunitárias e campos agrícolas têm um impacto econômico para a composição da renda de inúmeras famílias que residem na zona rural de Teresina e o Programa Patrulha Mecanizada é fundamental para o desenvolvimento dessas atividades.
Na sessão, o vereador Dudu (PT), disse que ser inadmissível que a Câmara cumpre o seu papel em dar celeridade a uma matéria importante, que cria um instrumento para melhorar a gestão e dar à sociedade uma secretaria que vai estimular a produção agrícola e fomentar o emprego e a renda.
Vereador Paulo Lopes apresentou emendas
“Estou esperançoso com esta nova secretaria. É uma reforma que não acrescentou um centavo a mais em despesa. Desejamos ter grata surpresa de que em 2024, final de nossos mandatos, possamos afirmar que contribuimos para criação de um grande instrumento importante para geração de emprego e renda”.
O vereador Renato Berger, líder do Prefeito na Câmara, disse que o momento é de otimismo e esta Secretaria será importante para a cidade que tem 82% do seu territorio em área rural, possui um dos maiores lençóis freáticos do Nordeste e atualmente produz menos de 1% do que se consome na capital.