A edição 2022 do Dia de Campo Progresso Sementes reuniu produtores de vários estados, expondo cultivares do portfólio e os diferenciais com os quais é cultivado uma nova era de produtividade. O evento iniciou na manhã da sexta-feira (18/02), a programação do dia de campo também incluiu palestra com a dra Fátima Zorato, shows, além do espaço Progresso Kids e o espaço das Mulheres que fazem Progresso, na Fazenda Progresso, município de Sebastião Leal, 400 km ao Sul de Teresina.
O gestor industrial da Fazenda Progresso, Odirlei Eltermann, ressaltou que a expectativa para 2022 é a melhor possível e que o fator climático foi muito favorável para as plantações. “Colheita que iniciou essa semana vai nos dar uma janela de produzir um quantidade de área em milho safrinha muito grande, vamos conseguir agregar valor a essa área com praticamente duas safras no ano. A gente espera que essa chuva se mantenha, para que a produção seja condizente com a expectativa. Investimos cerca de R$ 35 milhões na parte industrial, pra ter uma produção maior de semente. Ela vem pro portifólio da empresa, não somente dentro do estado”, ressaltou Odirlei Eltermann.
Melhoria da infraestrutura
Nos últimos anos, foram feitos vários investimentos na construção de armazéns para conseguir estocar a produção. Esse custo foi ocasionado, em grande parte, pela falta de estradas para escoar a produção no momento da colheita. O produtor é praticamente obrigado a construir essas estruturas para armazenar o produto nas épocas secas, quando as chuvas cessam. Isso faz com que se aplique dinheiro em estruturas que não geram mais negócios e empregos, como correção de área, ampliação e aumento de produtividade.
“O agricultor vai se reinventando e conseguindo dar seu jeito. Mas com o apoio certo em infraestrutura, a gente consegue produzir mais, empregar mais, arrecadar mais tributos. O Sul do estado precisa ser visto com mais carinho e receber apoio, pra receber uma malha rodoviária melhor”, disse Odirlei.
500 funcionários diretos, sendo 90% piauienses
Todos os anos eles estão construindo e necessitando de mão de obra para construção civil e montagem de equipamentos. O impacto da produção do agro é imenso, na região. “É possível entender esse impacto comparando a realidade da população antes e depois. Nossos funcionários, por exemplo, têm sua casa própria, seu veículo, fonte de renda. Os filhos estão indo pras faculdades, formando-se e vindo trabalhar no negócio de forma qualificada. Outrora o pai exercia um trabalho mais braçal. O filho já chega com formação, entregando mais valor agregado pro agro como um todo. O agro só trouxe benefícios”, pontuou o gestor.
Tecnologia, Inovação e Inclusão são os pilares do Dia de Campo da Fazenda Progresso
A equipe da FAPCEN participou do dia de campo da Fazenda Progresso 2022, um evento para difundir tecnologia e boas práticas na produção agrícola. Além de produtores rurais em busca de qualificação, empresas e instituições de ensino e pesquisa também participaram deste evento. O evento mostrou o que há de mais inovador para o agronegócio trazendo soluções sustentáveis para o produtor rural e apresentação de uma nova linha de sementes, desenvolvida e produzida utilizando tecnologia inovadora pela FTSementes.
Em paralelo ao dia de campo, organizado pela co-fundadora do Grupo Progresso, Ani Sanders, aconteceu o primeiro encontro de mulheres do agro da Fazenda Progresso, denominado ‘Mulheres Progresso’.
A Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini, falou sobre a importância da plataforma feminina quando faz a conexão entre mulheres do agro com as demais profissionais para o desenvolvimento sustentável do cerrado. Introvini, ainda usou como exemplo a Fazenda Progresso como uma propriedade que pratica essa conexão.
Comissão de Mulheres Aprosoja Brasil
Comissão especial fomenta a participação feminina nos negócios da família, por meio da capacitação de esposas e filhas de associados e do incentivo ao planejamento sucessório. A participação tem o objetivo de levar para o meio urbano informações sobre a atividade rural e incentivar a participação das mulheres nas decisões do campo. A passagem a mulher acumula mais de 20 atividades, entre reuniões participação em eventos e realizações de bate-papos com especialistas.
Confira mais fotos do evento: