A escolas da rede municipal de ensino de Teresina passarão a distribuir absorventes para alunas. A iniciativa faz parte do Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual e foi instituída em decreto, assinado pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na manhã desta segunda-feira (24), com a regulamentação da Lei Nº 5.667, de 2021.
Segundo o secretário de Educação, Nouga Cardoso, a Prefeitura de Teresina fará uma complementação de até 15% no Orçamento Rotativo de cada escola para a aquisição dos absorventes. A compra e distribuição do material será feita pela própria diretoria, levando em conta aquelas estudantes que são atendidas em programas do Cadastro Único. O programa é voltado a estudantes matriculadas nas escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para o secretário, o objetivo é combater a pobreza menstrual, através da distribuição de absorventes para as alunas. Outra meta também é a de combater a evasão escolar, mediante o combate à precariedade menstrual.
“São muitos os relatos professores de alunos na idade menstrual que falta a aula por conta do desconforto que tem aquele período. Então, vamos incentivar palestras para explicar que é natural é claro apoiar entregando um equipamento que vai trazer um maior conforto na escola e em casa”, disse.