O prefeito de Teresina Dr Pessoa, participou de uma reunião, na manhã desta quinta-feira (27/10), na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Piauí, localizada no bairro Recanto das Palmeiras, zona Leste de Teresina. O objetivo do encontro foi renovar um plano de trabalho, com a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica – ACT, que concede autorização de porte de arma de fogo para os integrantes da Guarda Civil Municipal de Teresina, com prazo de validade de 10 anos, juntamente a Polícia Federal.
A celebração da parceria garantirá melhores condições de trabalho para os agentes da Guarda Civil Municipal de Teresina. De acordo com o prefeito Dr. Pessoa, a administração municipal buscar alcançar a sua principal finalidade, que é a preservação do patrimônio público e a garantia da segurança de seus cidadãos.
“Essa autorização já existia e agora é só dar continuidade. De modo geral, os poderes são independentes, mas devem andar em harmonia. O nosso objetivo aqui é cumprimentar e agradecer essa excelente parceria com a Polícia Federal. Além disso, queremos buscar qualificação, por meio desta instituição para os nossos guardas. Nosso intuito é justamente garantir a segurança pública para os nossos cidadãos”, declarou o prefeito.
Para o superintendente da Polícia Federal no Piauí, José Antônio Simões, o documento assinado (instrumento técnico) libera a concessão de porte funcional de arma de fogo aos guardas municipais, viabilizando os trâmites legais. Além disso, leva-se em consideração as convergências de esforços e os interesses recíprocos dos órgãos de segurança pública que participam do acordo, objetivando a obtenção dos resultados esperados a prestação de um serviço público eficiente e de qualidade.
“Essa é uma iniciativa muito proveitosa, por parte da Prefeitura, de organizar e formalizar a Guarda Municipal, que a gente encara como uma parceira na atividade de segurança pública. Ela desempenha um papel muito importante que é o de zelar pelo patrimônio municipal e pela tranquilidade com um trabalho feito em praças, escolas e demais localidades. Isso traz uma sensação de segurança para a população, além de auxílio no combate ao crime”, ressaltou José Antônio Simões.