Teresina está prestes a ter sua primeira escola cívico militar. E para conhecer melhor o funcionamento dessa modalidade, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) estão realizando visitas em unidades de ensino que utilizam o modelo. Nesta sexta-feira (18), a equipe da Semec esteve na Escola Cívico Militar Antônio Inácio de Oliveira, situada no município de Altos (PI).
Além de técnicos da secretaria executiva de Ensino, estiveram na visita representantes do Conselho Municipal de Educação de Teresina, que discute em suas mais recentes reuniões os impactos da escola cívico militar no município. O grupo foi recebido pela secretária municipal de Educação de Altos, Sônia Lira.
Essa é a segunda escola visitada pela equipe da Secretaria com o objetivo de buscar experiências para garantir sucesso na implementação da unidade em Teresina. O projeto piloto será na Escola Municipal Clidenor de Freitas, situada na zona Norte. As gestoras da escola aproveitaram para conversar com a equipe da unidade de ensino de Altos, sanando dúvida e fazendo anotações sobre o que funciona e o que ainda é desafio.
A diretora da Escola Cívico Militar Antônio Inácio de Oliveira conta que a comunidade está satisfeita com o trabalho que vem sendo realizado, atendendo 536 alunos do 6º ao 9º ano há apenas quatro meses no novo modelo.
“São muitos alunos e poucos tempo, mas nesse período já enxergamos mudanças significativas na postura dos estudantes, também com muita procura por matrículas. Estamos caminhando pera o modelo que almejamos, porque a disciplina é um processo. Ficamos felizes de poder contribuir contando um pouco da nossa jornada para que Teresina também implemente essa novidade”, destaca a gestora Antônia dos Anjos.
Para Zhaira Maria, aluna do 7º ano, a rotina é diferente, mas todo mundo logo se adapta. “Quando mudei para essa escola foi um impacto, com as regras e metodologia diferente, mas logo me acostumei e vejo como algo positivo para minha vida. O que mais gosto é a disciplina, pois nos ajuda em todos os sentidos”, avaliou a menina.
Segundo a diretora da Escola Municipal Clidenor de Freitas, Lindoneide de Araújo, a escola de Altos traz pontos muito parecidos com o modelo que deve ser adotado em Teresina.
“Trocamos experiências em diversos aspectos, pois vimos que realmente funciona. Acredito que essa disciplina contribui de fato para a melhoria do aprendizado. Outro ponto importante que observamos foi a construção de valores, algo que queremos levar para a nossa comunidade. Aprendizados sobre respeito, formação de caráter, civilidade e muitos outros pontos positivos. Tivemos uma boa impressão de toda essa organização”, conta a diretora.