Secretario de Segurança inaugura sistema que irá revolucionar as investigações no Piauí

Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI), realizou a inauguração nessa segunda (16/01), do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), que custou 6 milhões de reais. O objetivo do SINAB é aumentar a capacidade da polícia Civil do Piauí de resolver crimes cometidos com armas de fogo. A cerimónia aconteceu no Instituto de Criminalística Vital Araújo, que fica localizado na Zona Sul de Teresina.

FOTO: 180GRAUS

Segundo o secretario Chico Lucas, a aquisição do novo sistema tem como objetivo entregar mais autonomia a polícia científica, levando tecnologias que possam dar respostas mais rapidas para as equipes de investigação. O planejamento é que melhorias sejam entregues em outros departamentos e que a tecnologia faça parte do dia a dia dos servidores, como o Instituto de Medicina Legal (IML) e  oInstituto de identificação.

FOTO: 180GRAUS

Planos para o futuro inclui crescer o número de serviços levando o IML e serviços de pericia para cidades polos, que seria em Parnaíba e Picos.

Durante a solenidade também foi abordado o assunto da criminalidade na capital, o secretario falou sobre as medidas que serão tomadas, a principal será a fiscalização da polícia nos finais de semana, que teoricamente são os dias onde é registrado o maior número de crimes.

Segundo o criminalista federal Lehi Sudy, a utilização do sistema de identificação balística pode auxiliar na ligação entre crimes cometidos com o mesmo tipo de arma.

Além disso, o delegado-geral enfatiza a importância dos novos equipamentos para as investigações criminais. “Sabemos que a maioria esmagadora dos homicídios são cometidos com emprego de arma de fogo. Então, através da comparação balística, que esse sistema vai nos ajudar muito com a inteligência de banco de dados e certamente vamos aumentar o grau de resolutividade dos crimes, identificando criminosos que estão ainda soltos e possivelmente cometendo mais delitos, essa ferramenta vai impactar muito, especialmente nas investigações de crimes de homicídios” declarou o delegado geral.

FOTO: 180GRAUS

Deixe um comentário