[ad_1]
O governador Rafael Fonteles participou nesta sexta-feira de reunião dos governadores dos 27 Estados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante a reunião, ele entregou ao presidente um documento apontando as três principais ações prioritárias do Piauí para 2023 e que precisam de recursos federais.
Depois da reunião, os governadores participaram de um almoço com Lula. Rafael postou nas redes sociais um vídeo em que aparece com o ministro do Desenvolvimento Social, ex-governador Wellington Dias. Ele fala da reunião e do almoço com Lula e destaca a retomada do diálogo entre os Estados e o Executivo como passo fundamental para a reconstrução e retomada do crescimento do país.
“Celebrando a volta do diálogo federativo. Vários ministros, todos os governadores – enfim, juntos teremos as soluções para os problemas do Brasil nesse esforço de união e reconstrução do país”, diz Rafael Fonteles no vídeo. Os investimentos solicitados pelo governador ao presidente Lula são para rodovias, infraestrutura hídrica e retomada de obras federais paralisadas ou início de novas.
Os projetos de infraestrutura formam o Intermodal do Vale do Parnaíba, que compreende a interligação de rodovias da região dos Cerrados, a hidrovia do Parnaíba, a ferrovia Teresina Luís Correia e o Porto de Luís Correia, num grande projeto de integração do Sul e do Norte do Piaui. A escolha de três ações mais importantes de cada Estado foi um pedido de Lula feito aos 27 governadores ainda antes de assumir a Presidência.
A intenção é que a União atenda cada Unidade da Federação naquilo considerado mais impactante e que ajude a trazer desenvolvimento para o país e os Estados, e benefícios concretos para a população brasileira. Antes da reunião com Lula, ainda na quinta-feira, Rafael participou de reuniões com vários ministros em Brasília – entre eles, Fernando Haddad (Fazenda) – para discutir projetos para o Piauí.
“Reforçamos a importância do apoio do Governo Federal para a execução dessas obras, que trarão grande impacto na geração de riqueza, de empregos, ajudando a aumentar o PIB e resolvendo alguns gargalos no setor produtivo do Piauí”, disse o governador Rafael Fonteles.
[ad_2]