Secretaria de Educação estuda capacitar 3 mil famílias para fomentar produção de mel no Piauí

[ad_1]

A oferta da educação profissional no território piauiense será ampliada para atender a capacidade produtiva em cada município. A fim de alinhar o fomento produtivo com a instrução técnica, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja), realizou nesta segunda-feira (27) visitas técnicas à região de Oeiras, para dialogar com produtores de mel no estado.

Representando o secretário de Educação, o superintendente da Suetpeja, Paulo Henrique Pinheiro, acompanhou os representantes da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e da Investe Piauí em uma visita à empresa Samel Honey, que está entre os maiores exportadores de mel orgânico do mundo e conta com mais de 2.400 produtores de mel, gerando emprego e renda para o Piauí.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, aponta que o Piauí é o maior exportação de mel no país e que a Seduc busca maximizar essa vocação. “A educação é o principal instrumento para geração de emprego e renda. Por isso, estamos buscando parcerias para a realização de cursos de capacitação em apicultura, iniciando pelas regiões do Vale do Guaribas, Itaim, Canindé e Serra da Capivara, onde mais de 3 mil famílias serão beneficiadas”, afirmou.

O superintendente Paulo Henrique destaca a importância do diálogo com as empresas exportadoras de mel da região. “Para isso estamos dialogando com as empresas exportadoras para que a capacitação seja alinhada ao padrão de qualidade exigido pelo mercado”, informou.

A Suetpeja mantém uma agenda técnica de visitas nos territórios produtivos piauienses. No início de fevereiro, o gestor da Suetpeja também visitou a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI), com o intuito de estreitar parcerias para o escoamento da produção.

 



[ad_2]

Deixe um comentário