Com o objetivo de compartilhar práticas em busca de melhorias para o processo de alfabetização dos alunos da rede municipal, aconteceu na manhã desta terça-feira (11), o primeiro encontro formativo para os assistentes de alfabetização de Teresina.
A coordenadora de alfabetização da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Pedrina Daiane, destaca que o encontro proporcionou novas práticas, como a apresentação da formação para estes assistentes.
“Nosso intuito é intensificar a alfabetização dos estudantes que ainda não conseguiram contemplar as habilidades de letramento, focando e apresentando outras perspectivas que façam os alunos obterem um melhor desempenho”, pontua a coordenadora.
Durante o encontro, foi apresentado as diretrizes do Programa Tempo de Aprender, sua respectiva dinâmica e a apresentação do cronograma que será trabalhado nas escolas da Rede Municipal.
A assistente de alfabetização, Francisca de Sousa e Silva, da Escola Municipal Altina Castelo Branco, pontua à Semec que o projeto soma conhecimento para os professores, como para os alunos.
“Aqui temos acesso a novas técnicas de alfabetização que vão favorecer muito a aprendizagem das crianças. Nosso apoio é indispensável na escola. Se há uma criança que o desempenho está sendo menor que o esperado, vamos através das metodologias apresentadas auxiliar com o que ele desenvolva esta habilidade”, finaliza a assistente de alfabetização.