Morre Gualberto Soares, um dos fundadores do PT no Piauí

João Gualberto: uma vida de luta pelos trabalhadores

João Gualberto: uma vida de luta pelos trabalhadores
Foto: Facebook

O militante histórico e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores -PT, no Piauí, João Gualberto dos Santos Soares, de 78 anos, morreu por voltas 19h30min desta quarta-feira (10), no Hospital São Marcos, em Teresina, onde foi operado e estava internado há quase dois meses.

Gualberto foi internado para tratar de um câncer no estômago e pâncreas. No 31 de março ele foi submetido a uma cirurgia que durou mais de 8 horas. Os médicos retiraram o pâncreas o baço e parte estômago do paciente.

Católico praticante e convicto, Gualberto Soares é o líder de uma família de petistas e tem mais três irmãos filiados ao PT, incluindo o professor Alberico dos Santos Soares, que também milita no movimento sindical dos professores. A família é humilde e, segundo o filho, tem enfrentando dificuldades para manter o tratamento.

Oriundo das das organizações de base da igreja católica, desde o final dos de 1970, João Gualberto participa da organização de vários sindicatos e associações de classes no Piauí. Ele foi um dos coordenadores do Centro Piauiense de Ação Cultural, o extinto Cepac.

João Gualberto também prestou serviços ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa do Piauí. Ele foi assessor e chefe de gabinete do então deputado João de Deus Sousa, atual presidente do PT no Piauí. Também trabalhou como assessor da ex-deputada federal e agora Conselheira do Tribunal de Conta do Estado – TCE, Rejane Dias.

Em 2019, nas comemorações do 39 anos do PT, João Gualberto foi um dos homenageados durante encontro do partido, realizado na Obra Kolping, na Zona Sudeste de Teresina. Em março de 2022 foi um dos convidados especiais para a posse da ex-governadora Regina Sousa, de quem é amigo pessoal.

Gualberto: militância de esquerda de lutoVelório

O velório do petista será nesta quinta-feira (11), na Pax União, na avenida Miguel Rosa a partir das 8 horas. O sepultamento será às 16 horas, no Cemitério Santo Antônio, no bairro Buenos Aires.

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Deixe um comentário