Levantamento de ONG coloca Alepi como um dos piores poderes do Brasil em transparência de informações

[ad_1]

Segundo levantamento da ONG Transparência Internacional, a Alepi (Assembleia Legislativa do Piauí) é uma das piores casas legislativas estaduais do Brasil em termos de transparência de informações. O parlamento piauiense obteve somente 19 pontos em uma avaliação que propõe notas entre 0 a 100.

Devido à baixíssima pontuação, a Assembleia Legislativa do Piauí só conseguiu ficar no 25º lugar entre todos os parlamentos municipais analisados pela Transparência Internacional.

Piores que a Alepi somente as Assembleias Legislativas do Amapá (26°) e Acre (27°). O parlamento do Distrito Federal (75 pontos) lidera o ranking.

Foto: Reprodução/Transparência Internacional Brasil

Em 2022 a ONG Transparência Internacional divulgou as avaliações dos governos estaduais e distrital e de cerca de 200 prefeituras brasileiras. A avaliação (que tem como base dados obtidos em 2022) das assembleias legislativas do país foi divulgada em maio deste ano.

Foto: Reprodução/Transparência Internacional Brasil

“Os dados analisados pelo Site Transparência Internacional dizem respeito ao ano de 2022, e de lá pra cá já avançamos em pontos importantes”, destacou, por meio de nota, a Alepi.

 

Confira logo abaixo a manifestação completa:

A Mesa Diretoria da Assembleia do biênio 23/24 tem como uma de suas diretrizes a Transparência e atua, junto a todos os setores da Casa, para melhorar os índices e parâmetros de transparência medidos pelos órgãos de controle.

Os dados analisados pelo Site Transparência Internacional dizem respeito ao ano de 2022, e de lá pra cá já avançamos em pontos importantes, tais como: disponibilizadas informações sobre Licitações e contratos celebrados pela Alepi; implantado o Serviço de informação ao cidadão – SIC; disponibilizadas informações sobre as verbas indenizatórias, inclusive o “Regulamento da Verba Indenizatória; foram implantadas várias melhorias que visam melhorar a Acessibilidade do Portal (como a disponibilização das informações na linguagem de LIBRA

Deixe um comentário