[ad_1]
A Polícia Militar do Piauí realizou, nesta segunda-feira (05), a abertura do curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, no auditório do Plenário da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí.
A capacitação visa proporcionar aos policiais militares as ferramentas e conhecimentos necessários para lidar com casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, além de fortalecer a rede de apoio e proteção às vítimas. A iniciativa busca ainda fornecer orientações atualizadas sobre as atribuições legais dos órgãos responsáveis pelo atendimento às mulheres em situação de violência.
O evento contou com a presença da secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, que ministrou a palestra “Atribuições Legais dos Órgãos de Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência”.
A comandante do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), coronel Elza Rodrigues, ressaltou a importância da atuação conjunta entre as instituições envolvidas no combate à violência contra a mulher. Ela enfatizou a necessidade de uma abordagem sensível e empática no atendimento às vítimas, assim como a garantia da efetividade das leis e direitos destinados à proteção das mulheres.
A realização do curso é um passo significativo para aprimorar a atuação da Polícia Militar no combate à violência doméstica e familiar, evidenciando o compromisso das autoridades em enfrentar essa problemática. A expectativa é que, por meio dessa capacitação, os policiais militares estejam mais preparados para identificar, acolher e agir de forma assertiva no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade. “Hoje, o objetivo é sensibilizar os policiais para mostrar que eles precisam ter muita atenção, pois essas vítimas são mais vulneráveis”, disse o secretário da Segurança, Chico Lucas, que participou da abertura do curso.
O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, ressaltou a importância da descentralização da Patrulha Maria da Penha para o interior do estado. Ele ainda anunciou que o curso também será levado para outras cidades.
“A Patrulha Maria da Penha já existe e agora foi ampliado, tanto que estamos descentralizando suas ações para o interior do Piauí. E essa capacitação irá possibilitar a abertura e implantação da Patrulha Maria da Penha nas regiões integradas de segurança pública, sobretudo, nas regiões do extremo norte, semiárido e cerrado, tanto para a prevenção do acompanhamento das medidas protetivas, como na atuação de recebimento de casos de violência contra a mulher”, disse o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes.
O curso será realizado até a próxima quarta-feira (07), quando os participantes terão um momento prático com as viaturas lilás em diversos pontos de Teresina.
[ad_2]