Equipe do HUT comemora resultados de projeto do Proadi-SUS

Equipe do HUT comemora resultados de projeto do Proadi-SUS. Foto (Ascom/HUT).

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) encerrou o ciclo do projeto de Reabilitação da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos (Reab), desenvolvido durante todo o primeiro semestre de 2023 sob a supervisão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, como parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

O Programa foi aplicado no HUT, na Unidade de Tratamento Intensivo Adulto 04, na clínica médica (pacientes com comorbidades de longa internação) e a participação integrada da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD).

Os resultados obtidos com a implementação do Programa foram apresentados aos consultores do Oswaldo Cruz, no encontro realizado ontem (04 de Julho) no auditório da unidade.

“O percentual de alcance das metas para as ações implantadas foi à redução de 30% no tempo médio das internações na UTI e de 52% menos tempo internado para a Clínica Médica, ou seja, antes o paciente permanecia conosco por 23 dias, após o Reab essa média caiu para 11 dias, o que reafirma o comprometimento das equipes envolvidas com a melhoria dos processos e do resultado da atenção à saúde”, destaca a coordenadora de enfermagem, Silvia Alcântara.

As oportunidades de melhorias foram executadas a partir da aplicação das ferramentas de gestão da qualidade como: 5S, Gemba, 5W2H e diagrama de Ishikawa para análise de causa raiz. Todos os processos foram monitorados a partir de indicadores fornecendo dados para ações que possibilitaram o aumento do giro de leitos no hospital e receber mais pacientes que aguardavam uma vaga de UTI.

Com o desenvolvimento do projeto, o HUT teve a oportunidade ainda de apresentar o case  “Melhor em Casa” do EMAD. Na iniciativa, uma equipe de saúde da instituição visita 60 pacientes e familiares em seu domicílio, após alta hospitalar contribuindo ainda mais com a missão de prestar assistência à saúde integral, humanizada e a reinserção do paciente na sociedade.

A finalização do projeto Reab deixa um legado: “Foi possível ampliar as ações de qualificação em direção à maior eficiência na gestão, otimizando a reabilitação e melhorando a utilização dos leitos”, finaliza Anderson Dantas, diretor geral.