A inclusão de novas práticas pedagógicas nas instituições de ensino é de extrema importância atualmente. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Bom Jesus Wall Ferraz, localizado na zona Sul de Teresina, recebeu a visita da equipe do Centro de Estimulação Sensorial (CES) com o objetivo de orientar e contribuir para práticas pedagógicas inclusivas voltadas a uma aluna do CMEI que possui perda visual e já é acompanhada pelo Centro.
O CMEI atende crianças com idades entre 3 e 6 anos e atualmente possui 116 alunos matriculados, desde o Maternal II até o 2º Período da Educação Infantil, nos turnos da manhã e tarde. A ação em parceria com o CES vai garantir um melhor atendimento aos alunos que precisam de maior atenção.
“A ação foi de suma importância para refletir sobre os processos envolvidos nas práticas inclusivas e, consequentemente, auxiliar na efetiva inclusão escolar da criança”, destacou a diretora do CMEI Bom Jesus Wall Ferraz, Crislane Coelho.
O Centro de Estimulação para Crianças com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual (CES) é mantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Acolhe crianças de 0 a 7 anos com cegueira ou surdez, oferecendo acompanhamento multidisciplinar e Atendimento Educacional Especializado (AEE). A ação em questão contou com a participação da assistente social Sâmia Luiza e das pedagogas de referência do CES.