Um espaço de diálogo entre o poder público, os fazedores de cultura e a sociedade civil sobre a institucionalização das atividades e políticas culturais do município de Oeiras. Foi assim a 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada na noite desta segunda-feira, 07, no auditório da Semusa.
O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a parceria do Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, contou com a participação do prefeito José Raimundo; do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna, e demais representantes da gestão municipal; do presidente do CMC, Alberth Ferreira; vereadores, artistas e agentes que atuam em diversos segmentos culturais da cidade.
O momento também possibilitou a apresentação, discussão e aprovação do Plano Municipal de Cultura, documento que reúne metas e ações culturais do município de Oeiras para os próximos dez anos (2023-2033), e integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC), um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas culturais entre os entes federados e a sociedade civil.
Aprovado por unanimidade, o Plano Municipal de Cultura é um mecanismo de fortalecimento da produção artística e dos bens simbólicos de Oeiras, proteção e promoção da diversidade das expressões culturais; articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas, bem como de informação e formação na área cultural do município.