A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona Norte de Teresina, uma reunião para discussão do plano do Programa Nacional Escola e Família (PNEF) de 2023. Participaram do encontro os diretores das 55 escolas municipais escolhidas para participarem do programa no ano de 2023, contemplando as zonas Norte, Sul, Sudeste e Leste da capital.
Segundo a assistente social Magali Sampaio, a reunião tratou essencialmente de duas pautas: a Elaboração do Plano de Ações e orientações sobre a submissão do plano de ações na plataforma Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. O Ministério da Educação (MEC) lançou o programa no início deste mês de agosto e deu o prazo de até o dia 25 para as escolas cadastrarem o plano de ações traçado.
A reunião também foi oportuna para avaliar o andamento da edição anterior do programa (2021), implementado em 57 escolas de Teresina. “Foi um momento de tirar dúvidas, orientar e esclarecer as ações que ainda estão sendo realizadas. As escolas ainda estão prestando contas para o MEC do ano de 2022, o monitoramento das ações realizadas”, pontua a assistente social.
As escolas selecionadas para implementação do programa devem apresentar no mínimo 3 ações, com metodologias passando por oficinas, palestras, visitas guiadas, rodas de diálogos, dentre outros. As temáticas das ações variam de acordo com as demandas da própria escola, como o bullying, o acompanhamento da vida escolar, os desafios de comunicação entre estudantes, profissionais e pais.
O PNEF foi criado pelo MEC através da portaria n°571 em agosto de 2021, sendo instituído na Rede Municipal de Ensino em 14 escolas já no ano inicial. Os principais objetivos do programa são a integração da família no cotidiano escolar e boa relação com os profissionais de ensino, ampliar o acesso à informações educacionais e financeiras das escolas públicas e cumprir com as demandas da Base Nacional Curricular (BNCC) quanto ao projeto de vida dos estudantes.