A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Públicas Integradas (Semcaspi), realizou, na tarde dessa quinta-feira, 24, a primeira Caminhada Dançante de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher, no bairro Jacinta Andrade, região da Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital. O evento aconteceu em alusão ao Agosto de Lilás, mês que alerta sobre o problema e provoca o enfrentamento.
A caminhada contou com mulheres, homens e crianças que pediam o fim da violência contra a mulher e teve o apoio da Guarda Maria da Penha e da Strans para controle do trânsito. O secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, falou que o evento é um alerta, um grito em prol das mulheres que ainda sofrem com todo tipo de violência.
“É importante que o poder público faça este tipo de movimento. Essa é a primeira edição que a Semcaspi faz na região Norte, com o apoio do CRAS V, tivemos muita adesão, as mulheres envolvidas, a comunidade participando e é dever do poder público fazer esse alerta, capacitando e qualificando e ensinando as pessoas a denunciarem e tomarem medidas sobre a violência”, disse Allan Cavalcante.
A gerente do CRAS Norte V, Shênia Sousa, informou que, desde a manhã de ontem, foram realizadas ações em alusão ao Agosto Lilás, um assunto que precisa ser debatido, já que o número de violência contra a mulher tem aumentado.
“É importante orientar sobre a rede de apoio integral que é oferecida para a mulher e alertar a comunidade que é um problema que não afeta somente a vítima em si, mas também a todos que estão a sua volta, como a família e os amigos, o ambiente em que ela está inserida. É importante que haja este tipo de ação nas áreas de vulnerabilidade social para que chegue até a comunidade que mais precisa dessa orientação”, disse Shênia.
Daniele Macedo de Sousa é moradora do bairro Jacinta Andrade e falou da importância de participar do evento. “Trabalho com mulheres, na promoção de atividades físicas e um mês como esse a gente não poderia passar em branco, pois vemos vários casos de agressões e o nosso maior incentivo é de que as mulheres percam o medo e denunciem”, afirma.
A Caminhada Contra a Violência encerrou no CEU Norte onde aconteceram apresentações de dança e aula de zumba.